Por que Julianelli vai sair da Stock Car
O anúncio da saída de Fernando Julianelli do cargo de diretor executivo da Stock Car veio no formato de comunicado de imprensa com a comum informação de que ambas as partes optaram pela descontinuidade. Com o adendo de que Lincoln Oliveira, o presidente da Vicar, será interino, fica difícil crer que o caso tenha sido normal ou que tenha sido pensado ou preparado há algum tempo.
O pai de Gabriel e Enzo Bortoleto vinha querendo implantar uma nova gestão de empresa que não era de agrado de Julianelli. A avaliação da cúpula é que falta velocidade na administração atual, que dura até o fim desta temporada.
Não caiu muito bem na direção da Vicar o fato de Julianelli não ter concretizado o projeto de quatro montadoras e a falta de um pacote agressivo de marketing que convencesse a adesão de uma outra marca no ano que vem. Além de Chevrolet e Toyota, a Stock Car vai ganhar no ano que vem a bolha SUV da Mitsubishi – onde Fernando trabalhou.
Há um descontentamento no tratamento que a nova Stock está recebendo por parte do ainda CEO. Internamente, estava sendo encarada apenas como troca de carro e não como uma espécie de “revolução”.
Fala-se aqui e ali que o carro novo está atrasado e pode estrear apenas em meados de 2025. Mas isso não é culpa de Julianelli, afinal a KTF, de Enzo, é quem tomou as rédeas da preparação dos modelos atualizados.
Aliás, a Stock Car anda tendo de resolver muitos problemas de bastidores. Há uma impressão geral de que algumas equipes (leia-se patrocinadores) têm sido beneficiadas. Curiosamente, a história de dois times que atuam juntos e que, diz-se, usaram de um estranho método para deixá-los mais macios e levar vantagem tanto em pista seca quanto molhada foi parar lá na sede da Hankook. Os pneus foram enviados à Coreia do Sul para análise. Um laudo é aguardado para confirmar se de fato houve adulteração. Tem líder do campeonato que pode ser diretamente afetado.
Todo mundo consultado – categoria, fornecedora e confederação – preferiu o silêncio. O chefe de equipe envolvido ignorou.
De qualquer forma, a saída de Julianelli não parece a única da Stock Car. Espera-se para os próximos dias a confirmação de outra – de quem está ali há mais de um par de décadas e vai provocar um abalo no grid.
Comentários