Pérez e Red Bull: o que significa a renovação

Pérez daria a vitória se Verstappen estivesse em segundo em Mônaco? Pérez vai se contentar em ser segundão sabendo que ninguém no grid faz o que ele faz na Red Bull? E Pierre Gasly?

Então a língua solta de Sergio Pérez depois da vitória em Mônaco realmente revelou a verdade: a renovação com a Red Bull.

São mais dois anos, pelo menos, do mexicano na equipe dos energéticos.

Provavelmente o acordo já estava assinado antes do triunfo em Monte Carlo, que trouxe o momento certo para o anúncio em si – além, claro, do que já parecia óbvio pelas palavras de Pérez.

Há alguns pontos importantes neste cenário: o teatro feito em Barcelona quando reclamou que teria de dar a primeira posição para Max Verstappen reforça seu papel na equipe, que é o de ajudar o companheiro a ser campeão. Antes do GP de Mônaco, Christian Horner já indicava que receberia algumas críticas após a corrida, provavelmente pensando que, sendo terceiro como foi no grid, Pérez abriria espaço para Verstappen chegar no pódio. Lamentavelmente não vimos esta situação com Pérez em primeiro e Verstappen logo atrás. Sergio realmente daria a vitória ao parceiro?

Porque, no fim das contas, Pérez não pode ser, neste momento, descartado da briga pelo título – ainda que seja difícil apostar que mantenha o ritmo de Verstappen e Leclerc. Mas se tivesse vencido na Espanha, por exemplo, Verstappen teria 118, Pérez iria a 117 e Leclerc manteria os 116. Sergio realmente vai aceitar o papel de segundão ou vai evocar seu espírito de anos e anos de conflitos dentro da equipe, vide McLaren e Force India/Racing Point?

Tem o seguinte: a Red Bull finalmente achou um segundo piloto que faça jus à qualidade de seus carros. Se Pérez bater o pé lá dentro, Christian Horner vai mandá-lo embora e pegar quem, considerando que só o mexicano se adaptou ao seu modus operandi? Pérez tem faca, queijo e tequila nas mãos.

Outra coisa óbvia: a não ser que queira sofrer mais na AlphaTauri, a renovação de Pérez decreta o fim da passagem de Pierre Gasly pela Red Bull. E isso abre o caminho para que negocie com a McLaren, que está sedenta para ter um segundo piloto de fato. Porque é inconcebível ver Daniel Ricciardo andando mais lento que as Williams em Mônaco…

Comentários