Marc Márquez: hora de se aposentar?

A dor de receber uma notícia que impeça a sequência de uma carreira deve ser tão grande quanto às de lesões graves. A vez de Marc Márquez parece cada vez mais próxima

Jamais imaginei que nossos tempos veriam alguém tão bom quanto Valentino Rossi na MotoGP. Mais – e aí é uma questão pessoal: melhor. Marc Márquez, pelo que fez em seus tempos áureos, mudou a categoria a ponto de mexer na forma como se conduz uma moto.

Márquez é praticamente imbatível em circuitos anti-horário. Márquez angula uma moto a mais de 60º no contorno de uma curva como ninguém. Márquez estuda como resgatar uma moto se ela vai ao chão. Márquez tenta saber cair da melhor forma.

Mas nem sempre consegue evitar cair sem ter consequências graves.

Desde que se machucou no início da temporada 2020, Márquez não é mais o mesmo. Os erros cometidos na operação de seu braço tiraram-lhe aquele algo a mais. Mesmo assim, quando tentou voltar no campeonato seguinte, ganhou corrida e tentou se manter no ritmo. O ponto é que passou a desenvolver, face às quedas, uma diplopia.

A visão dupla deve ser um horror: imagina enxergar tudo como uma sombra ou realmente dois objetos em vez de um. No caso de Marc, a reincidência vai aumentando a gravidade. Por meses, o espanhol ficou afastado das pistas por este problema. Que voltou, em menor escala, após a ejetada que teve no warm up do GP da Indonésia e que impediu sua participação na corrida.

Márquez foi já visitar um médico em Barcelona para que avalie as consequências deste novo caso e quando poderia voltar a competir. Não é necessário que Lumena Aleluia apareça para dizer que isso é muito grave. Porque é notório que qualquer queda que Marc venha a ter daqui pra frente possa causar este distúrbio do qual não vai mais se livrar.

A dor de receber uma notícia que impeça a sequência de uma carreira deve ser tão grande quanto às de lesões graves. Recentemente, vários jogadores de futebol tiveram de abandonar os gramados por questões cardíacas. Ao que parece, a vez de Marc Márquez pendurar o capacete está bem próxima. E mesmo que seja contra, que tenha a serenidade e a consciência de entender que, acima da sua capacidade imensa para pilotar uma moto, está sua saúde e sua vida.

Comentários