Vida dura
SÃO PAULO | Ontem à noite, Américo Teixeira Jr. me mandou uma DM no Twitter com o furo. Que ganhou as linhas de seu Diário Motorsport, do Grande Prêmio, de grande parte da imprensa nacional e, hoje, lá fora. Entre o desdém de quem sempre perde e/ou planta e a tentativa de quem de direito negar, há as palavras de Massa, que confirma as negociações com a Williams, mas que não vai além.
Três pontos na história: qualquer coisa que Nicolas Todt vier a dizer sobre a substituição na equipe de Grove, desconfie. O empresário atende tanto a Massa quanto a Maldonado, uma dessas incongruências da profissão e da vida. Rob Smedley, engenheiro do brasileiro na Ferrari, há tempos tem seu nome especulado na Williams. E Felipe começou a seguir o Twitter da Williams dias atrás — quando o fato foi descoberto, disfarçou e deu ‘follow’ em outras equipes.
As consequências do acordo: primeiro, se Massa bradou aos cantos que estaria numa equipe de ponta, trata-se da pior escolha. Não dá para tratar a Williams, miserável um ponto no campeonato, como grande. “Mas no ano que vem tudo muda, vira uma incógnita, e tem de respeitar”. Balela. Resgate-se um passado de 15 anos.
1998, mudança de regulamento após o domínio do time de Frank naquela década e o título de Villeneuve: o calabouço. Sem a grana da Rothmans e com um carro ruim, dois pódios foi o que o canadense viu de melhor. A escuderia evoluiu com a parceria da BMW e tal, chegou a andar na frente a partir de 2001 com Montoya e R Schumacher, venceu provas, esboçou incomodar a Ferrari, mas em 2005 calhou de vir outra mudança para conter M Schumacher.
O que se viu foi uma nova queda na Williams: os novos pilotos Webber e Heidfeld terminaram em 10º e 11º no campeonato, somando juntos quatro pódios. 2006 não foi diferente e nos anos seguintes, com Rosberg, seguiu no limbo. Houve outra alteração no pacote técnico a partir de 2009 que alterou consideravelmente a aerodinâmica dos carros. Nico deu uma bela evoluída com um modelo decente. Só que em 2010, com Barrichello, voltaram a visitar a zona intermediária. O negócio só degringolou desde então.
O histórico de câmbios no regulamento, pois, não aponta nenhum cenário promissor para um Massa que vai ter de trabalhar para reconstruir um grupo. Tarefa das mais árduas e ardilosas para um piloto que tem se destacado por uma inconstância saliente desde que se salvou do acidente na Hungria.
Pensando dessa forma, também não dá para confiar muito na Lotus, uma equipe sem $$$, que fez um bom carro ano passado e continuou bem este ano, mas é uma incógnita para o ano que vem. Mercedes batendo cabeça … Tirando a Ferrari (que está errando muito, mas tem muita $$$) e a Red Bull, acho que eu apostaria na McLaren, que nunca ficou 2 anos lá atrás. Ano retrasado a Williams tinha um carro razoável (Maldanado ganhou uma e fez muitos pontos), a Sauber tinha um carro bom o ano passado (Perez se aproveitou disso para cavar uma vaga na McLaren) … ou seja, do resto, não dá para prever muito bem o que vai vir …
Então em tese sairia o patrocínio venezuelano e entraria a Petrobras? Seria o suficiente para desenvolver um bom carro? Seria fantástico se a Williams acertasse a mão e fizesse um bom carro. Difícil mas se atingisse o nível igual a Lotus nestes dois anos já seria ótimo.
Faltou comentar que em 2012 a Williams fez um carro bom que permitiu a P.Maldonado vencer em Barcelona e lembro que só não marcou mais pontos no mundial porque o mesmo citado Maldonado se envolveu em diversas confusões e recebeu muitas punições. Não acredito que Massa e seu engenheiro possam fazer da Williams um time vencedor pois isso leva tempo e atualmente não se treina como na década passada. Gosto da F1 e pra mim tanto faz se tiver um brazuca ou não correndo. Se não me engano o canal por assinatura FoxSports irá transmitir a F1 em 2014 e assim eu é muitos não precisaremos aguentar as bobagens de Galvão e da Globo.
Victor,
Talvez o Massa esteja apostando todas suas fichas na incógnita, como você citou. Deu certo com a Brown GP quando com o tal difusor, lembra? e se o projetor da Williams tiver uma carta na manga. Hein?!
São casos diferentes. O carro da Brawn foi concebido e inicialmente desenvolvido com apoio gigantesco da Honda, antes desta resolver pular fora da brincadeira por causa da crise. Outra: Pat Symonds não é Ross Brawn e muito menos Adrian Newey para tirar alguma coisa da manga. De fato, a ultima vez que a Williams conseguiu aparecer com algo revolucionario, os dois russinhos que vão estreiar ano que vem nem imaginavam nascer.
Como eles vão correr de motor Mercedes, o projetista ou melhor a equipe de projetos já trabalha com o novo regulamento onde até mesmo o peso/altura do piloto pode fazer diferença. Não se iludam , não há milagres, casa nova, até engrenar … e com os poucos treinos (único esporte que não se treina…) vai ser uma choradeira das grandes. Pra 2015 já habituado com o time aí espera-se melhores resultados.
Comentaristas de blog… O Victor fez uma análise técnica, baseada em resultados, só isso. Aí todo mundo aproveita para dizer que o Massa é um fracassado, que a Williams é um lixo. Brasileiro é mesmo um povo inteligente, exigente, crítico. O Massa se manteve numa categoria que tem duas dúzias de lugares e é almejada por milhares de pilotos. A Williams sempre foi uma grande equipe, mas está em fase ruim. Não é o fim do mundo. A impressão é de que ninguém sofre reveses na vida, ninguém perde nada, ninguém tem desilusão nenhuma. O Massa foi mandado embora da Ferrari, mas não ficará desempregado, pode não ser o mesmo emprego, mas é um empregão, cobiçado por milhares de pessoas. Não dá para ver sob este ponto de vista e deixar o sarrafo descansar, pelo menos um pouquinho? Ou ninguém nunca teve que dar um passo atrás na vida?
Perfeito, Alan. Disse tudo e mais um pouco.
O brasileiro que tem complexo de vira-latas com medo de ser confundido com o “Brasilino Pacheco da Globo” age assim mesmo. É um mecanismo de defesa destes.
Alguém vir dizer que Massa é um piloto fracassado seria no mínimo uma prova absurda de ignorância de quem comenta. Um camarada vice-campeão do mundo (que perdeu por 1 ponto o campeonato de 2008), que sempre foi competitivo com Kimi e Michael, e sempre trabalhou em pró da equipe com Alonso merece respeito sim.
Não é todo mundo que toma uma mola na cabeça que volta a correr, em bom nível como ocorre com Massa.
Se a Globo, o Galvão, a PQP puxam o saco dele, faz parte do jogo. Se fosse ali o Piquet, Senna ou Emerson também aconteceria o mesmo. Assim como se fosse a TVE espanhola, o Alonso, esse jogo se repetiria, mas para o lado da espanholada.
O brasileiro tem que aprender a entender que a fase de vacas gordas no automobilismo passou. Se foram 22 anos do tri de Senna, e 9 anos do campeonato de Tony na Indycar. Vejo que por mais 10, 15 anos, a tendência de domínio é alemã, que passa por Vettel atualmente, que pode chegar tranquilamente a um certo Hulkenberg, que tem bala na agulha para voar mais alto.
E é bom se conformar com isso, graças a excelente e maravilhosa gestão da CBA, que como sempre privilegia o automobilismo de base, matando as principais categorias de formação de pilotos no Brasil. Claro, ironias a parte, é nossa realidade.
Agora, mais de 100, 200 pilotos considerados de nível internacional almejam essa “merda” de vaga da Williams. Seria mesmo o fim para Massa? Acho que não.
Ele ainda merece crédito do torcedor e de quem acompanha o esporte.
E tem outro detalhe: joga limpo com o torcedor, não é de falar demais como Barrichello fazia. É sincero e direto nas entrevistas. E ponto.
Concordo contigo em relação ao teu comentário.Agora discordo do post menosprezando a grandeza da Willians,dizendo que não se fez nada nos últimos anos e não poderia do dia pra noite fazer um projeto que brigaria entre os primeiros,você não pode ver a grandeza de uma equipe pelos resultados recentes,se fala em equipe grande por toda uma estrutura que ela oferece,que tendo um projeto bom pode brigar entre os primeiros.Independente de ser o Massa ou qualquer outro piloto, se a Willians andar entre os primeiros no próximo ano não venha postar a respeito que a Willians é uma equipe grande que o Pat Symonds é tão bom quanto Ross Brawn que irei dizer que é tudo ´´balela“
Muito boa análise. Nota 10
O Massa está certo, pode ser qualquer equipe, a menor q seja, vale por estar na F1 e a Williams está acima do que ele merece pelos campeonatos que vem fazendo.
Acho q ninguém de fato sabe como funciona todo esse mundo da F1 (nem eu) para ficar falando em vergonha…
Ultimamente a Williams tem sido a porta de saída dos pilotos brasileiros da F-1, todos acabam a carreira por lá!!!
Boa colocação.
Senna, Pizzonia, Barrichello e Senninha encerraram a carreira na Williams.
E o Massa segue o mesmo caminho.
Os altos e baixos da Wiliams são uma constante desde o dia em que Frank alugou um Brabham para seu amigo Piers Courage brincar de piloto, em 1969.
Vc maldosamente insinua que a equipe voltou à zona intermediária do grid por causa da presença do RB no time, quando a situação era devido à utilização do fraquíssimo motor Cosworth. Jornalistas…sempre tentando reescrever a história em vez de apenas descrevê-la.
Massa pode ser interessante para a Mercedes (nova fornecedora da Williams em 2014) pois ele provavelmente terá informações do novo motor da Ferrari (torque, elasticidade, consumo – coisas que um piloto sabe, não da engenharia interna do engenho) que a Merc poderá usar para orientar seus pilotos sobre como enfrentar Alonso e Kimi.
VM responde: Daí a gente explica os quatro cenários e o camarada vem arrotar que “ui, é insinuação”.
Quando a Williams saiu do Cosworth pro Renault, piorou. Talvez seja o problema da insinuação.
Mas entendo. Comentarista de blog assim sempre tenta distorcer para torcer…
Desculpe Victor, mas quando a Williams saiu do Cosworth para o Renault o Maldonado venceu o GP da Espanha e fez muitos pontos (só não fez mais porque ele batia demais). Se isso é piorar, não sei o que é melhorar. No ano seguinte, sem ninguém para desenvolver o carro e sem $$, aí sim ficou uma draga.
Não liga não Razor. Nós sabemos que, dentre milhares de pilotos, somente 22 conseguem estar na F1, e boa parte deles levando patrocínio. Se Massa e Barrichello ficaram tanto tempo na F1 sem grandes patrocínios, devem ter algo de bom. As pessoas que assistem muito Casseta & Planeta e Panico na TV teimam em só ver o lado ruim, se não chega em primeiro, é um b… mas quem realmente conhece, sabe dos méritos deles.
Victor, vc não acha possível uma evolução na Williams com Symonds à frente? Nova perspectiva, com novo piloto, com novo motor, novo regulamento… Talvez o câmbio seja terceirizado, ao invés de ser da propria equipe…
soh acho uma pena, vai acabar a carreira como barrichelo, pifiamente, lamentavel !
acho q ele ta tendo ainda a chance de encerrar a carreira como uns dos grandes pela sua historia ate certo ponto vencedora na ferrari, mas andando uns 2 anos numa cadeira elétrica como essa e depois terminar, eu pergunto….pra que???
Trágico…melancólico..Podia ser pior..ou não…Ainda digo e afirmo que não é concreto esta contratação
vergonha, e isso pq a petrobras vai fornecer gasolina de graça pro tio frank .
só quero ver as falácias do gavião bueiro dizendo isso e aquilo, q agora tem chances. kkk
vai ser + ridículo q quando o pé de china foi pra ferrari e o bueiro disse q agora tinha um carro competitivo, só esqueceu de lembrar q faltava braço.
Só para constar o fornecedor de combustível paga para abastecer a equipe. Caso ela forneça não vai ser de graça ela Petrobras vai pagar para ser a fornecedora.