A várzea de rodas, 13

SÃO PAULO | Serei relativamente breve porque as buchas precisam ser resolvidas: Stock Car, terceira etapa do campeonato, Velopark. Na largada, Júlio Campos tocou em Allam Khodair, que tocou em Átila Abreu. A CBA aplicou punição a Campos e Khodair, com a perda de 15 posições no grid de largada.

Segundo soube, os comissários falaram para Khodair que ele havia sido considerado culpado porque, “se não tivesse sido tocado por Campos, ele ainda assim teria tocado Átila”.

Vitor Meira se envolveu neste incidente e teve sua roda avariada. Foi se arrastando para os boxes. Só que o piloto brasiliense, que estreia na categoria, havia queimado a largada, e os mesmos comissários resolveram aplicar-lhe um drive-through.  Meira, no entanto, não pôde continuar na corrida veloparkiana.

E o que fizeram os caríssimos comissários? Puniram Meira com 15 posições de largada por não ter feito o drive-through…

Uma pena por intenção de toque; outra, por uma punição que não teria como ser cumprida.  Os dois pilotos têm até hoje, quarta, para recorrer dos absurdos. Assim continua caminhando a confederação-mor.

PS: solicitada, a CBA não se manifestou até agora a respeito das punições, confirmando-as ou não.

Adendo 1: num momento oportuno, a CBA vai informar o seguinte:

Allam Khodair e Alceu Feldmann tomaram advertências verbais e não irão perder posição alguma em Ribeirão Preto.

David Muffato e Júlio Campos perderão 15 posições no grid por atitudes de largada.

Vitor Meira teve a pena revista e não sofrerá qualquer penalização na próxima etapa.

Comentários

  • Muita hora nessa calma pessoal!!!

    Essa é a maior, melhor, super e ultramegablaster categoria de automobilismo brasileiro!!!

    Não dá para fazer nenhum comentário sério com o que não é sério …

  • Bom, a única punição que não concordo é a do Khodair. Ele foi arremessado para o carro do Atila… já se nao fosse tocado pelo Julinho, quem pode afirmar que haveria o toque… ao menos que houvesse entre os comissários um convidado. A Mãe Dinahhhhh!!! Quanto as queimas, devem ser punidas sim. O que houve é que não impossibilidade de se cumprir o drive through, usasse o time penalty… na sua impossibilidade, perda de posições… o fato é que o cara foi penalizado e deve cumprir na primeira forma que for possível. A nova comissao de velocidade no asfalto (se é que é esse o nome) esta trabalhando pacas. Sou um dos maiores criticos da CBA, quem convive nas pistas pode perceber que ha boa intenção rolando.

  • Corrida com 40 min… de 10 a 15 com amarela… tentativas de imitar ovais com anéis externos ridículos… Equipes deixam de participar de provas sem maiores problemas (Bassani com Losacco (2 x campeão) e o Maluy não foi para o Sul… O q mais??? Ah, o campeão é rei da rejeição (ou alguém aqui torce pelo Cacá “Bueno”!?!?!?

    • Disse tudo Leandro!

      A Bassani não foi pra corrida simplesmente por falta de verba, tanto que correram as duas primeiras etapas com a carenagem do carro toda branca, sem patrocínio. só Maluhy que manteve um pequeno patrocínio da testeira do carro.

      Corrida com 40 min é suicídio, tá na cara que ia acontecer uma cagada como aquela.

      Acho que nem o Schumacher na época de Benetton tinha tanta rejeição…

  • As punições da Stock Car dão uma minissérie à parte em “A Várzea Sobre Rodas”. Queria saber de onde a Vicar tira esses comissários.

  • É por essas e outras que decidi abandonar de vez a Stock Car…que foi a primeira categoria que assisti ao vivo no autódromo, logo, tinha um carinho especial por ela…boas temporadas até 2007…mas de 2008 para cá vem numa decadência impressionante. Por mais que o regulamento seja CBA não vemos tanta marmelada na Truck ou na GT3. Por coincidência não são organizadas pela VICAR (será que faz sentido???).

  • Com carros iguais e pista estreita, estava claro que daria “caca” na largada. Bastaria a prudência de não permitir ultrapassagens na largada enquanto não chegassem na reta. Fazendo um pálido paralelo, assim como na F1 só se permite abrir a asa do aerofólio trazeiro após a terceira volta, ou seja, após a largada já ter sido consolidada.
    Nossos comissários são amadores. Tal qual a F1 tb, poderia ser usado um antigo piloto como comissário sênior, gente q já esteve lá dentro, para desbastar os exageros punitivos.

  • Olha, nesse caso nao vou creditar culpa a ninguem. Nao acho que a puniçao tenha sido errada, mas o modo como elas foram decididas é que merecem discussao. Me pareceu muito simplorio o motivo, pareceu carecer de analise mais profunda. Tudo bem, esse tipod e acidente é o “efeito domino” de varios carros juntos na largada, mas tem “coisas de corrida” na historia.

    Nao vou criticar os (ruins) comissarios dessa vez, pois eles nao estao tao errados assim. Mas tambem acho que tinha uma “ingenuidade” inclusa nessa historia.

    • Ricardo, punir alguém que não tinha condição de pagar punição é ABSURDO. Tanto que retiraram a punição ao Vitor. O cara tá com o carro quebrado, ia fazer o quê, empurrá-lo no meio da pista?

  • Agiram certo. Só porque são infrações diferentes não quer dizer que a pena tem de ser diferente. Na Fórmula 1 por exemplo há apenas quatro tipos de punições – drive through, stop and go, somatória de segundos ao final, ou pós corrida com perda de cinco posições no grid. E algumas vezes as punições se aplicam de forma igual pra diferentes situações.

    Se pelo regulamento a direção da Stock Car tem estas opções, fizeram o que tinha de ser feito, nem mais nem menos. O piloto que queimou largada pode facilmente ser um dos responsaveis pelo acidente, pois o lugar dele não era aquele se não tivesse queimado a largada, então tem que ser punido mesmo.

      • Papai VM, não disse que o regulamento da F1 é o mesmo da Stock Car. Eu sei o que estou falando, mas falo de outra forma pra deixar claro. O que digo é que é possivel que tenha as mesmas caracteristicas. Se o regulamento dá essa amplitude para se tomar esta decisão igual para casos diferentes (como em outros regulamentos, por exemplo o da F-1), não tem o que se criticar. Se a direção de prova tomou a decisão com base no que o regulamento permite, estão certos. Discordar disso seria absurdo, assim como aplicar uma punição que não consta no regulamento seria absurdo. Questionar o bom senso sim, é possível, mas vale lembrar que até na Fórmula 1 existem casos onde a mesma penalização é aplicada pra casos diferentes.

          • Não estou falando de F-1, papi, só dei o exemplo da F-1, afinal ela é de fato o melhor exemplo do automobilismo no que diz respeito a punições. Respeito sua opinião, mas eu acho que os comissários nesse caso tomaram decisões dentro do que o regulamento permite. Não estou discutindo a culpa de nenhum dos pilotos no acidente não, afinal não sou pago pra isso.

      • VM, a comentário do cara é me parece mais superficial do a resposta que você deu. Ele definitivamente não entendeu o texto.
        Ele achou que você estava reclamando que punições iguais para “supostas infrações” diferentes não era ok.
        Tenho ficado chocado com tantos comentários aqui e no FG onde vemos que o problema de analfabetismo funcional é muito mais sério do que parece.

        • Ric, a conversa ainda não chegou nesse baixo nível não. Pode ficar aí na sua que essa sua postagem não diz nada nem contribui em nada, enquanto VM e eu debatemos em um melhor nível ok?

  • isso acontece pq a maiorias desses comissários/imbestados( mistura de imbecil com abestado) numca sentaram em um carro de corrida. aqui em Fortaleza é do mesmo jeito, ficam discutindo na torre….tu viu? quem foi que bateu primeiro? foi de proposito? e assim ficam as perguntas de um comissario para outro e depois dão qualquer punição para dá satisfação as equipes que irão se achar prejudicadas e eles sairem de bons moços. e assim caminha ou corre nosso automobilismo.