Parlatório

SÃO PAULO | Foram mornos, confesso, não despertaram tantas paixões até porque a Mercedes é quem vem dominando com o carro antigo e tira o foco do resto. E não dá para confiar muito nos resultados e nos tempos porque cada equipe tem lá sua programação. Mas se há o que apostar diante desta primeira semana em Jerez, o que é possível? Que Raikkonen não perdeu a manha? Que a Ferrari vai mal, obrigado? Que a Red Bull também não fez lá um carro dos sonhos?

Mandem bala.

Comentários

  • Acho que a única coisa que dá para afirmar é que o Kimi não perdeu a manha. Qualquer opinião sobre os carros será um chute ou palpite, não sabemos ao certo as condições que cada equipe colocou seus carros na pista.

    Meu palpite é que o carro da Red Bull continuará sendo o melhor, McLaren em segundo e a Ferrari apesar dos resultados pífios, em terceiro.

  • Retificando o texto

    Creio que testes não dizem lá muita coisa sobre o desempenho dos carros na primeira corrida na Austrália. Lá é que veremos quem é quem, acredito que a Lotus tenha feito um bom carro, mas acho que é a Mclaren que vai ser a adversária da Red Bull, digo isso porque eles tem um carro que é uma evolução do modelo do ano passado, e que precisará de menos ajustes do que os outros que optaram por carros diferentes de bico quebrado. E apesar da perda do difusor aquecido, se existe uma equipe que têm tecnologia aeronáutica e recursos para superar e compensar a perda de downforce causada pela falta do difusor quente, é a Mclaren.

  • Gostaria de ver a Lotus brigando por coisas melhores e incomodando as 3 grandes.

    Mas acho que vai rodar, rodar e no fim teremos a já tradicional briga Red Bull, McLaren, ferrari

  • Realmente não dá pra avaliar muita coisa já que as equipes usaram os testes em Jerez pra conhecer os carros. O único porém é a Ferrari que parece ter um carro estranho tanto no desenho quanto em pista.

  • As impressões que tive desses treinos é que a Lotus tem um bom carro para ser desenvolvido, talvez eles estejam um passo à frente nesse primeiro momento; a Red Bull, assim como no ano passado, vem escondendo o jogo e ainda não mostrou o potencial do RB8; a Ferrari, parece que mais uma vez não calibrou direito o seu velho túnel de vento; a McLaren pareceu discreta, mas também consistente; Force India, parece ter aproveitado bem a potencia do motor Mercedes esse ano; a Toro Rosso também me deixou boa impressão assim como seus dois pilotos “novatos”; a Sauber talvez sofra com problemas de confiabilidade em mais um inicio de temporada, a Williams, apesar da reestruturação técnica, não demonstrou a esperada grande evolução e mesmo com um carro aparentemente confiável e novo motor, se não explorar o máximo do FW34, inicia o ano como a pior das equipes médias novamente, até agora, a Caterham também não demonstrou ter evoluído o quanto se espera, mesmo com o Kers e o motor Renault, vamos ver como se comporta a melhor das nanicas esse ano…

  • É como voce falou, não deu para fazer prognósticos mesmo. Só dá oara ter impressões baseadas no achismo. Red Bull desce um degrau, McLaren chega junto com bico baixo. Ferrari fez cagada de novo, Toro Rosso surpresa do início de temporada. Mercedes lança um foguete e volta a vencer corridas.

  • Vi a McLaren usando um difusor na dianteira do carro.
    O ar entra pela parte de cima do bico e sai em um grande buraco atrás do eixo dianteiro. O mesmo ar ainda alimenta o difusor traseiro.
    Isso não seria um tipo de difusor duplo?
    Será que foi isso que disseram como “limite do regulamento”?

  • Da para apostar que a Lotus tem um ótimo carro.
    Que Red Bull e Mclaren esconderam o jogo.
    Que a Ferrari está na mesma de 2011 e muda o bico antes do meio da temporada.
    Que a Force India irá surpreender.
    Que a Caterham vai dar um pau na Williams e que talvez sobre até para a Sauber…

  • Como disse o FG e mais uma porrada de gente por aí diz… pré – temporada não diz muita coisa, vamos ver no que dá só mesmo em Melbourne, é lá que se começa a separar o joio do trigo… Lembremos que houve um ano recente aí… que por sinal… as Williams surpreenderam com seus motorzinhos cosworth na pré temporada e na hora do vamos ver mesmo…. vimos bem como foi. Salvemos a exceção conhecida da BrawnGP em 2009, que fez uma pré maneira, e levou o caneco no fim do ano largando todos de queixo caído, aliás… uma pena ter saído das mãos do Ross, seria uma briga interessante de equipes de uma geração nova, seria uma coisa renovadora pra F1, e que traria ares de maior competitividade como o da Indy talvez, ainda que esta seja dominada por Penske e Ganassi, velhas de guerra como Ferrari e McLaren na F1, que também tiveram seus anos de monopólio… agora postos às avessas pelos domínios mais recentes que foram exercidos pela Austríaca RedBull, anteriormente pela Francesa Renault, quando a fabricante de motores ainda atuava como membra do paddock. Contudo, ainda restam enigmas como as meio médias Force India, Lotus e Caterham, recém promovida a esse patamar, depois de uma temporada significativa na minha opinião ano passado, sem esquecer da Toro Rosso, e da experiente Sauber, aonde ainda ficam depositadas minhas apostas, mais quem aparentemente quer apontar como revelação… é a Lotus Preta e Dourada, mais como testes são testes… e ainda resta a Mercedes com a experiência de Schumi e seu aprendiz Rosberguinho, vamos ver no que dá. quanto a RedBull, esta não há como dizer algo a respeito, Se esta seguir o roteiro de outras equipes que já monopolizaram o campeonato de construtores e consequentemente o de pilotos também, é normal e de se esperar que não venha nem a feder nem cheirar nesse ínicio de ano, principalmente porque nem Christian Horner nem Adrian Newey, são otários de revelar um carro campeão nesses testes bobos, para que haja tempo de embargos pelo regulamento e especulação de equipes rivais copiando e equiparando seus carros aos seus, já a McLaren, que segue no padrão de carro anterior, com os mesmos pilotos e com o mesmo fabricante de motores… há de normalmente fazer o que der (o que pode até incluir Hamilton jogando Twisted Metal nas pistas) para ser a pedra no sapato das rivais como vem sendo faz tempo.

  • A Ferrari desaprendeu a contruir carros, como a Red Bull terão outras mais tao boas quanto e quem vai ganhar com isso é a gente mas o Kimmi é um caso a parte né, ele é doido!

  • Se o carro da Renault for bom e Kimi fizer resultados semelhantes ao Rosberg em 2010, é porque ele voltou forte, mas se fizer resultados parecidos com Schumacher no mesmo ano, é porque sentiu o peso do tempo longe da F1, o que não seria o fim do mundo.

    Será que, Kimi consegue fazer pelo menos quatro 4º lugares como Schumacher(9º no mundial em 2010), ou 3 pódios(3º) como fez Rosberg? Tudo depende da adaptação aos pneus e se o carro for bom. Muitos pilotos já concordaram, os novos pneus são melhores de pilotar que os de anos anteriores, já é uma boa vantagem a Raikkonen, ele gostou do que viu, mas fazer resultados na pista é outra coisa. Ainda existem 3 equipes mais forte que a Renault, como aconteceu com Schumacher em 2010: Ferrari, Mclaren e RBR estão muito a frente. A briga da Renault é com a Mercedes como foi em 2010 e 2011, vai ser outra disputa interessante.

    Os testes pouco mostraram, mas a Ferrari já deu seu alerta, tem muito que trabalhar no carro, mas Alonso parece que ficou mais confortável ao volante que Massa. O resto não dá para ter certeza de nada, mas acredito que o mundial será sensacional com seis campeões nas cinco melhores equipes, coisa inédita na F1.

    Outra briga interessante é no pelotão do meio com Sauber, F.India e Toro Rosso! Dupla de pilotos boa essa da Sauber e F.India, Toro com novatos(????????) veremos. Williams ainda tem que se recuperar para chegar no meio do pelotão, em 2011 a equipe ficou entre as piores ao lado das nanicas Lotus(verde), HRT e Virgin. Não vai ser tarefa fácil para a dupla Senna-Maldonado superar todas as adversidades!!!

    Aposta para o título, eu sou mais Vettel!!! Ele é veloz, preciso e cerebral, não é afobado e não joga corrida fora, além disso, fora do carro é uma simpatia. Não estamos mais na época da “molesinha” dos descartes, qualquer corrida jogada no lixo, vai pesar muito na pontuação na reta final na luta pelo título. Acredito em uma temporada equilibrada como foi em 2010.

    05º GP:Button 70-Alonso 67-Vettel 60
    10º GP:Lewis 145-Button 133-Webber 128
    15º GP:Webber 202-Alonso 191-Lewis 182
    19º GP:Vettel 256-Alonso 252-Webber 242

    Com Button pilotando uma barbaridade(ótimo para Vettel e Alonso), Jenson e Lewis na briga tiram pontos um do outro. Alonso seria a maior ameaça ao jovem alemão, mas tudo vai depender do carro, Massa pode melhorar, mas no geral não vai incomodar o espanhol. Mercedes ainda tem que “remar” muito em termos de estrutura para desafiar as equipes de ponta, mas se o carro dessa vez for bom, pódios é possível o que seria muito animador na F1, melhor se Schumacher e Rosberg conseguissem as primeiras vitórias, os dois merecem fazem o que pode com um equipamento limitado.

    Felipe Massa que fique esperto, se não conseguir ir bem até a metade da temporada, melhor procurar vaga em outra equipe, duro vai ser arrumar vaga em equipe de ponta(já seriam 3 temporadas ruins com 3 carros e pneus diferentes), muitos vão questionar que o acidente em 09 tem algo com isso. A salvação de Massa(quem diria) seria uma possível aposentadoria de Schumacher com o mesmo indicando Felipe a Mercedes pra 2013. Isso se a equipe fizer novamente um carro ruim, se a Mercedes der um salto a frente, o “velho” alemão com certeza vai renovar seu contrato, acredito até 2014. Outra salvação ao Felipe seria a Renault, o que não seria mal negócio, mas aí, ele teria que arrumar patrocinador forte, pra tirar Grosjean, só com muito dinheiro.

    Já pensou Massa e Kimi junto de novo dessa vez na Renault? Muita gente vai dar risada, inclusive, eles…rs

      • O título do Blog (“Parlatório”) inspira alguns caras a escrever verdadeiros livros. Mas de uma coisa temos certeza: sempre que um cara se mete a escrever emprestando este estilo idiota consagrado pela imprensa, estamos lidando com um cretino.

        Isso se nota pelo excesso de perífrases: ao invés de falar Vettel. falar o “jovem alemão”,ao invés de falar de Schumacher, usar a expressão o “velho alemão”, ou “a velha raposa”, ou ainda, ao invés de falar Paris, falamos “a cidade-luz” e outras babaquices pseudo-estilísticas.

  • Acho que não há como responder a nenhuma destas perguntas, estes testes de pré temporada não permitem uma comparação direta. Teremos as respostas somente na primeira prova oficial do ano.

  • Acho que ainda é muito cedo pra determinar algo de concreto.Acredito que o F2012 não é o melhor carro da F1,mas pode ficar desde que seja bem acertado na fábrica,e poderá ter várias mudanças até o início da temporada.
    A Lotus na minha opinião não demostrou nada de extraordinário,claro o E20 é um bom carro e tudo,mas não sei se até a temporada e com o desenvolvimento dos outros carros,ela será realmente forte.Aposto ela concorrendo mais com a Force India,como Quinta força.
    A Red Bull na minha opinião tava escondendo o jogo,e o RB8 não vai dominar tanto quanto o do RB7,mas será uma pedra no sapato da Mclaren e Ferrari,e acho que a disputa vai ser linda esse ano,sem o domínio dos Torinos,mas certamente terá muitas disputas ponto a ponto.
    A Williams tá com um bom carro até,claro que não é aquele carro extraordinário,mas aposto nela disputando com a Lotus e Force India,pelo o lugar de Quinta força,acho que estás três vão ter disputas sensacionais,e os motores Renault podem sair na vantagem.

  • Victor,
    Pergunta bem complexa de se responder assim, à queima-roupa, mas vamos lá…
    – Ferrari: parece que a coisa vai ser complicada de novo neste ano. Felipe já detonou o carro, e Alonso não disse nem que sim e nem que não. Aposto em outro ano como 2011, e na saída de Massa e que mais cabeças vão rolar por lá ao longo do ano;
    – McLaren: está também na mesma toada da temporada passada, mas aposto em uma guerra direta com a RBR;
    – Mercedez: não sei de nada, cadê o carro deles?!
    – Lotus: essa sim parece que vai surpreender. Kimi está de volta e está bem, em forma. Não perdeu a mão e se a Lotus tiver ritmo, vai ser ótimo vê-la no lugar da Ferrari na tabela de classificação de pilotos e construtores;
    – RBR: acho que estão escondendo o jogo e utilizando estes dias para apenas testar e coletar mais informações sobre como melhorar mais. Duvido que Newey tenha errado no carro, ele já sabe o caminho.
    Abs!

  • Olá Victor. O que é evidente em termos comparativos é a confiabilidade/robustez, ao menos no início da temporada, teremos 1 nova força surpresa entre as 4 que dominaram no ano passado…Toro Rosso e/ou Lotus, e possíveis zebronas…Williams ou Catherham. Quem viver verá…

  • A única coisa que deu pra ver é:

    1) Se a Lotus realmente for rápida ferrou pra muita gente no Grid! O cara vai arrepiar;

    2) O Massa vai continuar tomando o 0,5 segundo regulamentares do Alonso.

  • é parece que a Ferrari errou feio ,agora só a FIA(Ferrari internacionali Assistance) para salvar a temporada dos italianos, sobre a RedBull, se for verdade que não esta lá essa coisas o carro vai ser bom,veremos acabar com o dominio e como vai se sair o Vettel com um carro meia-boca.

    • Cara, a FIA não é tão puxa-saco da Ferrari quanto parece.
      O que aconteceu na primeira década de 2000 com Schumacher foi um caso á parte.

      A Formula 1 tinha interesse no ressurgimento da Ferrari e queria um novo super-campeão para o século XXI já que o insuperável Fangio vinha dos anos 50.

      Enfim, era uma tentativa de renovar a F1 criando um novo mito (Schumacher, que apareceu na hora certa) e a tradicionalíssima Ferrari.
      Foi uma grande e genial jogada de marketing da F1 criar um mito moderno.

      …Mas não esqueça que a Ferrari ficou 20 anos sem ganhar títulos e a FIA não fez nada quanto a isso.

  • Ferrari parece que desandou na maionese com essa suspensão dianteira. Red Bull e MacLaren escondendo o jogo. A Lotus começando bem novamente. Só espero que não seja fogo de palha como no ano passado. Ao menos agora a equipe tem piloto de verdade.

  • Putz @vitonez…comecei a escrever e pensei, isso dá um post.

    http://papayaorange.com.br/2012/02/sinal-verde-o-que-da-para-extrair-dos-testes-em-jerez/

    Fiz o tal. Mas coloco aqui o último parágrafo:

    “Se eu fosse chutar, e isso de muito longe (afinal Barcelona vai ajudar a montar esse quebra-cabeça), diria que a Red Bull ainda está na frente. McLaren seria minha aposta para a rival mais próxima. E eu diria que a Lotus está um passo à frente de Toro Rosso e Force India. Diria também que Sauber, Williams e Caterham irão se embolar mais este ano. E diria, seriamente, que a Ferrari é uma incógnita para mim (assim como o MP4-26 terminou há um ano atrás).”

  • Considero que dos 4 dias, o mais significativo foi hoje visto o amadurecimento das equipes com as informações coletadas. Contudo os tempos podem ser analisados em questão de combustível.

    Vejamos:

    Bruno Senna – 1:20.132 (85)
    Neste stint, fez o tempo na terceira volta (primeira cronometrada), após duas de aquecimento, e continuou mais 11 voltas concluindo 14 voltas e parando. Ou seja, com certeza teria potencial para baixar essa volta..

    Alonso – 1:18.877 (16)
    Neste stint, fez o tempo na terceira volta (primeira cronometrada), após duas de aquecimento, e continuou mais 5 voltas concluindo 8 voltas e parando, esse tempo poderia ser melhor.

    Grosjean – 1:19.729 (22)
    Neste stint, fez o tempo na terceira volta (primeira cronometrada), após duas de aquecimento, fez SOMENTE mais uma volta cronometrada e fechou com 4 voltas apenas, me parece que está no limite, para fazer marketing.

    E assim por diante…O que eu concluo é que, embora de difícil previsão, essas voltas rápidas da Lotus pra mim só mostram que estão fazendo a mesma coisa que a Williams fez ano passado (também andou rápido nos testes). Na época a Williams anunciou suas ações a venda após os testes e vendeu a um bom preço..A Lotus pode estar querendo chamar atenção apenas…

    De outro lado equipes podem estar escondendo o jogo e sendo mais humildes para surpreender, ou no minímo não criar expectativas.

    As informações da cronometragem tirei daqui: http://f1tests.co.cc/2012.php?rev=on

    Abraços!

  • RBR acho que tá escondendo o jogo. Não é possível que o carro não esteja bom. Agora o Kimi tá andando mt bem. Pro tempo que ficou de fora (embora estivesse ativo em outra categoria). Bruno foi mais rápido que Maldonado no fim das contas. Quanto a Ferrari, parece que Alonso vai salvar o time mais uma vez esse ano com alguns pódios. Aguardando Barcelona…

  • Chega de repetição: vamos esquecer F1 e vamos para uma corrida de verdade, vamos para Indy. Barrichello campeão 2012!!! Fiquei sabendo antes do jornalista preguiçoso desse blog porque o Galvão está deixando de transmitir a F1. Ele já assinou um contrato exclusivo para narração da Indy, e vai ter sambadinha e tocar o hino da vitória lá também. Acreditem, mãe Diná foi quem me falou também. Abraços.

    • Cara, eu estou torcendo demais pelo Barrichello na F-Indy, mas essa coisa de achar que ele “óbviamente” vai ser campeão, e na primeira temporada, esnobando por completo os campeões de lá, pode fazer muita gente ficar decepcionada.

      Se o Barrichello não for campeão, ganhando 15 corridas, nêgo vai xingá-lo até morrer!!

  • Até mãe Diná já viu, que para nós, nada mudou. Alonso na frente de massa, e Williams atrás. MacLaren melhor que Ferrari, que começa sofrendo como ano passado. As outras, se comendo lá trás, porque a Red Bull vai estar na frente, folgada. Mas dessa vez Vetel vai receber antecipadamente, logo no começo do ano, a taça de TRI, para deixar os outros lutarem logo pelo vice. Renault, começa também como ano passado, boa no começo, pior depois. Pelos menos eles possuem talento para começar bem. Mercedes? por enquanto enrolado os patrocinadores. Só resta ver o que vai acontecer durante a temporada. Fico curioso para ver se Senna vai levar pau do colombiano… ai Hugo Chaves vai ao delírio, e gasta os dólares do seu petróleo comprando uma equipe só para ele. Abraços.

  • Falae Victor,

    Acredito que a Ferrari tenha feito um carro melhor que no ano passado, penso que a Red Bull perdeu terreno, mas ainda são os caras a serem batidos. A McLaren como sempre fez um bom trabalho – talvez não o melhor – mas está bem perto… mas sinceramente acho que a Mercedes tá aprontando alguma…

    nos pilotos, acho que veremos mais um pouco de 2011, mas espero que o Massa fique mais próximo dos ponteiros. se a minha suspeita sobre a Mercedes se confirmar, acho que o Schummi vai finalmente voltar… confesso que gostaria de ve-lo brigando (Monza 2011 foi demais), e sinceramente acho que Raikonnen vai surpreender…

    veremos…

  • baseado no pouco que vimos, diria que
    -a Red Bull vai chegar dominando,
    -a McLaren vai ser a segunda força,
    -a mercedes vai crescer um pouquinho e empatar com a Ferrari na disputa da terceira força, (Massa terá problemas com pneus, freios, radiadores, calotas ou qualquer outra coisa pra explicar a surra que vai tomar de Alonso)
    -Lotus vai marcar mais uns pontinhos,
    -Williams vai manter o sonho de voltar a ser um time de ponta (Bruno Senna vai falar muito sobre a honra que é estar na última equipe de seu tio e vai representá-lo nos festivais de automobilismo pilotando seus carros antigos)
    -As outras equipes vão fazer numero…

    ou seja, nada de novo…

  • Qualquer comentario é meio que um tiro no escuro, é so lembrar que no ano passado, o melhor tempo de Jerez foi de Barrichello com a Williams. Ainda assim da pra ver que Raikkonen não sofrerá tanto pra pegar o jeito das coias de novo e que a HRT, que ja adiou a estreia para março, vai precisar de um milagre para por um carro razoável na pista. a Ferrari também parece ter problemas, mas pode contorná-los se fizer tudo direito.

  • Victor, é claro que ainda é cedo para falar, mas a impressão é que a Mclaren está “redondinha” e que a Lotus deve diminuir a diferença para as equipes grandes.
    A Mercedes é incognita, mas deve brigar junto com a Lotus.
    Red Bull deve ter um bom carro (de novo) e a Ferrari estará abaixo da Mclaren no início, mas será 3ª força.
    Bruno Senna fará mais que o Barrica na Williams.
    Abraços,

  • Ferrari vai vir com o mesmo desempenho do ano passado.
    Red Bull está “menos melhor”.
    Williams continua um cocô.
    Force India, Lotus e Caterham sobem um degrau.
    Hispania é a nova Minardi ( mas sem carisma )
    Marússia não durará.

    E, sinceramente ? A mercedescontinua a evolução do carro de 2011 e vem com um bom carro!

    Raikkonen não perdeu o ritmo mas não faz milagres.

  • Pontos a destacar por equipes:

    1 – Red Bull:

    * está fazendo jogo de cena. Vai dominar nesse ano, como desde a metade de 2009, porém, com uma concorrência cada vez mais próxima;
    * Não acredito em reação do Webber. Vai murchar como o Massa desde 2010.

    2 – Mclaren:

    * demonstra pelos resultados de volta, quantidade de voltas dadas e pela segurança dos pilotos que o carro, além de ser o mais bonito, é o mais bem nascido também;
    * Perda de tempo falar de Button e Hamilton. O time possui a melhor dupla de pilotos. Disparado.

    3 – Ferrari:

    * Infelizmente para os torcedores brasileiros, este será o último ano do Felipe na Ferrari. Com um carro que aponta problemas sérios, como falta de downforce (como li ontem na Gazzeta de Lo Sport), não terá muito destaque positivo.
    * Alonso, novamente pelo seu diferencial único, poderá motivar o time a tirar ‘leite de pedra’. A única chance de brigar por títulos é motivando o time a superar. Para ele.

    4 – Mercedes:

    ?????

    5 – Lotus:

    * Sinceramente, não sei o que esperar desse carro. Pois ano passado, tanto o Heidfield quanto o Petrov andaram nas cabeças nos testes, até mesmo em Melbourne, mas o time teve uma queda gigantesca no resto do ano.

    * O Raikkonen continua o mesmo: lacônico, rápido, mas integrado já ao time.
    * o Grosjean está só sorrisos. Mostrou que é rápido desde 2010, quando deu um passo atrás para dar dois à frente.

    Não vou falar de Force India, Sauber e Toro Rosso, por que acredito que os talentos desses times estão muito equivalentes. São todos pilotos excelentes em carros medianos.

    Sobre a Williams, é o que já comentei ontem: Bruno e Pastor estão para o time como o Philipe Adams esteve para a falecida (e original) Lotus de 1994. Lamentável. Melancólico. Uma tristeza, enfim.

    Agora sobre a Caterham, eu espero que eles realmente estejam mais rápidos. Os motivos?

    * As novas soluções aerodinâmicas,
    * O motor campeão de construtores – Renault;
    * Câmbio do time campeão de construtores – RBR;
    * Kers do mesmo time campeão de construtores.

    Espero ver o ‘Kovalento’ na zona.

    De pontuação.

    Sobre as nanicas, torço que a HRT entre numa espiral e vá para outra dimensão, junto com a Marussia. São dois times que não agregam nada, só atrapalham e representam as disfunções eréteis dos seus proprietários. Uma lástima!

  • A primeira vista parece que a McLaren vai dar o “pulo do gato”, por já ter o chassi com poucas mudanças do ano passado, tendo um nível mais próximo das RBR; e uma grande evolução da Lotus/Reanult e da Toro Roso. Já Ferrari decai mais ainda, indo disputar posição de equipe média com a Willians e Sauber, isso pelas três terem o chassi muito “quadrado”. E a Force India ficará alternando posições frente a essas ultimas três citadas. Mercedes não deu pra ter noção. Surpresa mesmo acho que Lotus e Toro Roso, mas longe de bater RBR.

  • Tudo como antes: Alonso tirando prosecco de rocha crua, Red Bull vendo o que anda bem dos outros pra copiar, Raikkonen = Schumacher 2 – a missão, McLaren penando em sua “inovação” mas vai melhorar bem ao longo do ano.
    Agora… que ganha a Merça andando de carro antigo e fora do regulamento????

  • A Ferrari vai bem mal-obrigado ! To pensando em colocar a minha blusa do cavalinho-rapante no Mercado Livre…

    A Red Bull… vai saber … Adrian sempre tira coelho da cartola quando se menos espera…
    A McLaren sim, parece estar escondendo o jogo e acho que junto com a RBR (estou dando uma de Rede Globo) vão andar na frente…

    O resto (infelizmente) sera resto… Ferrari, Mercedes e Lotus por lugares medianos…
    Force India, Toro Roso e Sauber um pouco atras e no fundao … Willians (ou alguem acha que a Willians vai andar bem com a dupla que tem ??), e cia…

  • Ano passado foi quase a mesma coisa, a diferenca era que a Ferrari estava melhor que Mclaren, este ano inverteu, a red Bull ano passado estava discretissima e vimos no que deu, a Renault (lotus deste ano) do ano passado voava na frente com Heidfeld, e nao deu em nada! O que eu acho eh que a Ferrari nao fez nada demais! e como para mim eh a equipe que menos evolui um carro durante a temporada fica complicado para Massa e Alonso. Mclaren cresce muito durante o ano, Red Bull tem o Adrian Newey, a Mercedez vai ficar na mesma do ano passado, na Lotus vai faltar dinheiro para desenvolver mais o carro! A Williams se enterra de vez!