Sol que nasce
BLUMENAU | Estou numa semana de folga, o texto é curto, mas é válido apontar que o GP do Japão foi meio que uma boa amostra da temporada, sacramentando o mais que merecido título de Vettel e a fase estelar que vive Button.
Vettel deixou de se preocupar com a vitória depois que a Red Bull, principalmente, sossegou-lhe o pito. Ficou ali atrás de Alonso no vaivém das paradas dos pits e já havia perdido o primeiro lugar para Button numa anterior. De certa forma, McLaren e Ferrari andaram no ritmo dos carros taurinos, e até Massa acompanhou o ritmo dos cinco tops por um certo momento.
Depois, como sempre, caiu.
Mas Massa tem sido uma vítima feroz de Hamilton. E até que responde, em pista, de forma limpa. Não acompanhei o que Felipe pode ter falado a respeito daquele toque na curva 16, mas, se falou, certamente disse algo com razão. Até estranho que não tivessem punido Lewis, que está na fossa negra. Por isso a McLaren só pode apostar em Button no nascimento e posterior desenvolvimento de seu carro pro ano que vem.
Bela corrida de Pérez, outro que vai se firmando com força na F1. É o provável substituto de Massa na Ferrari em 2013. Schumacher, idem. Kobayashi também vinha bem, mas seus pneus acabaram no fim. Teve momentos de mito, claro. E Liuzzi, meudeusdocéu, aposenta.
Acho que é só, por enquanto. O tempo abriu aqui, e a Vila Germânica chama.
Fase estelar de Button? Vc deve estar se referindo à fase de sorte de Button porque ele teve um carro competitivo o ano todo e não brigou pelo título. Fase estelar é a do Alonso desde que chgou na Ferrari, sempre disputando as primeiras posições mesmo com o carro inferior ao dos rivais.
Relativamente ao Bruno Senna, alguém sabe dizer se o carro dele era o mesmo de Petrov? Em Singapura o russo perdeu o primeiro treno livre com uma atualização que não funcionou e já li algures que o Bruno rodou todo o fim de semana do Japão testando essa atualização, mais difícil de acertar. É verdade? O certo é que na corrida os pneus degradaram-se mais no carro do Bruno.
Outra coisa, se o Bruno estiver a ler desde já lhe digo que o toque na segunda curva (com o Petrov) deve ser assumido como um erro pelo piloto. Eu sei que na F1 (e não só) os pilotos tendem a culpar a má sorte em determinadas situações, mas não concordo com essa abordagem. Sobretudo no caso do Bruno, um piloto em que acredito muito mas que está em nítida desvantagem por ter entrado a meio num ano de KERS, DRS e sobretudo pneus Pirelli que necessitam de tempo para se poder tirar o melhor partido deles. Era muito melhor entrar no início de uma temporada, chegando ao primeiro GP já com milhares de Kms. de testes e consequentemente um bom conhecimento do carro e dos pneus. Assim está mais sujeito a errar mas tem de melhorar neste aspeto. Só em Monza não viu a sua corrida comprometida por um toque (1.ª volta em Spa, 16.ª volta em Singapura e de novo 1.ª volta em Suzuka). Tem também de melhorar nas partidas.
O Felipe Massa já pode dar o seu adeus á Ferrari no ano que vem e ele só aparece nessa zica com o Hamilton que esta sendo prejudicial á ele também por que só tem levando a pior e ele ainda vem esquecendo da surra grande do Fernando Alonso e com isso deve ficar ausente do podium esse ano e ano vem ele vai ter que trabalhar para o Alonso que já tem a equipe na mão e será á unica opção da Ferrari na luta pelo campeonato.
Óbvio que o bi do Vettel estava mais certo do que qualquer outra coisa, há muito tempo.
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Poucas observações ou comentários conseguimos fazer que não “essa Redbull é demais” “esse menino é um prodígio e vai bater todos os recordes” e blá blá blá…
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Pois bem, quando estamos sem assuntos e queremos desenvolver alguma discussão usamos o bom e velho “SE”.
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Usando-o, pergunto (à la vestibular):
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“1) SE o Button fosse o companheiro do Vettel este ano na Red Bull, o que você acha que aconteceria? a) Vettel campeão com mais distância ainda pro Button do que agora; b) Vettel campeão com Button na cola até a última corrida; c) Button campeão com Vettel na cola; d) Button campeão já no Japão; e) nenhum seria campeão, pois as festinhas regadas às capirinhas de John Button acabariam com a concentração dos dois pilotos”;
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“2) SE o Alonso fosse o companheiro do Vettel este ano na Red Bull, o que você acha que aconteceria? a) Vettel campeão no Japão com mais distância ainda pro Alonso do que agora pro Button; b) Vettel campeão com Alonso na cola até a última corrida; c) Alonso campeão com Vettel na cola; d) Alonso campeão já no Japão; e) nenhum dos dois, pois a Red Bull estaria quebrada em duas, com a turma do Alonso e a turma do Vettel cada um lutando por seu piloto”.
É o provável substituto de Massa na Ferrari em 2013. Schumacher, idem.
Schumacher substituindo Massa em 2013? Não seria uma má ideia…
O Massa precisa escolher melhor os amigos, o Hamilton era um dos tais amigos. O outro era o Alonso, logo quando o espanhol chegou chegou na Ferrari o Felipe declaraou que conversou com o Alonso em uma semana o que não conversou como o Kimi em tres anos.
Mas o Kimi jamais exigiria da equipe a troca de posição como fez o asturiano.
Voltou a trabalhar ou se mantem de ferias ? Nada como ser chefe do proprio chefe…
Estava revendo a corrida no SporTV ontem a tarde, nao estou louco, deu para ver nitidamente, o Alonso abriu a asa na volta 43 para se defender do Vetel sem nenhum retardatario na frente dele, sera possivel ? existe como ? Assistam novamente e me digam se estou louco.
Ta na hora do Massa, dar um daqueles “totozinhos” que assustam, sabe? Tipico de uma NASCAR. Garanto que o Hamilton sossega. Ou pelo menos, nao ataca mais o Massa… Ja que a F-1 nao faz nada a respeito, ele deveria fazer.
Alias, esse Felipe Massa nao é o piloto combativo que conheci anos atras. Naquela epoca, ele ja teria respondido o Hamilton a altura. Sera que ele ta tao combalido que nem responde às agressoes que recebe?
Bom descanso
Acho que, na largada, Vettel quis dar uma de Senna, mas Button não quis dar uma de Prost e tirou o pé.