X-Glock

SÃO PAULO | O Ivan Capelli, futriqueiro oficial, veio me falar que nasceu uma discussão sobre quem teria dado o ‘xis’ em Michael Schumacher após a saída do primeiro safety-car do GP da Austrália, que cogitavam ser Lucas Di Grassi.

Fui buscar o comunicado enviado pela assessoria do brasileiro, em que claramente atribuem a manobra a ele. O título é “Lucas faz bela corrida, duela com Schumacher, mas abandona”, e no meio do texto há a citação.

O ponto alto da corrida do brasileiro foi uma disputa pela 16ª posição com ninguém menos que o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, na quinta volta da corrida. Com a pista parcialmente úmida, o piloto da Mercedes ultrapassou o VR-01 de Di Grassi, mas o estreante retomou a posição com uma manobra por dentro da curva seguinte – conhecida no jargão do automobilismo como “xis”.

“Ele teve de parar para trocar o bico do carro (Schumacher havia se envolvido em um acidente logo após a largada, na primeira curva com Fernando Alonso e Jenson Button) e tivemos uma boa disputa”, lembra. “Foi um bom começo, mas ainda temos muito o que fazer no carro para começar a disputar para valer com as outras equipes que já estão estabelecidas há mais tempo na F1.”

No momento em que vi a corrida, reparei no tal ‘xis’, não mencionado pela transmissão da TV Globo, e lembro bem que Fernando Alonso vinha na frente. A câmera da reta principal vinha acompanhando o piloto da Ferrari, e foi possível ver que, ao fundo, o carro da Virgin e Schumacher.

Capelli tirou dois ‘prints’ que apontam que o carro da Virgin em questão é o de Timo Glock. Estão abaixo, em que se dá para perceber pelo capacete do alemão.

Se ainda persistir a dúvida, há duas outras provas: o lap-chart da FIA aponta que na volta 5, o piloto que está imediatamente à frente de Schumacher é Glock, e o link está aqui. E uma foto da Getty Images mostra em que ponto após a bandeira verde Di Grassi foi ultrapassado por Michael: após a primeira curva.

Acréscimo: E para finalizar a questão de vez, diz o site da Virgin: “(…) Okay, so it lasted for around half a lap, but at one point Timo definitely overtook Michael (…)”

Subscribe
Notify of
guest
38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guerwin
Guerwin
12 anos atrás

Qual a importância de x, y ou z? Fico imaginando a repercussão se fosse o citado “xis” dado por Bruno Senna. Aguentaríamos as viúvas eternamente.

greyhound
greyhound
12 anos atrás

E o di Grassi ficou quietinho, né ? Ainda tentou capitalizar. Cuidado, isso pode denotar uma falha de caráter pior que o Nelsinho em Cingapura(pressionado com medo de perder o emprego) ou Hamilton na Austrália 2009(pressionado pelo chefe de equipe)

Gustavo Buiatti
Gustavo Buiatti
12 anos atrás

É só ler a coluna do capelli e vcs saberão que era o Glock.

hanle
hanle
12 anos atrás

Todos os segundos pilotos (2, 4, 6, 8, 10, 12, 15, 17, 19, 21, 23 e 25) tem suas câmeras on-board do santantônio na cor amarela.

Marcelo Cruz Ferreira
Marcelo Cruz Ferreira
12 anos atrás

Foi o Glock, comparei as imagens do capacete dele nos treinos em Jerez e no GP da Austrália.
Abraços…

sergio
sergio
12 anos atrás

Que coisa feia fez o Di Grassi, agradecer os parabens pelo x que não deu e depois dizer que não foi ele e se declarar humilde. Não vai a lugar algum assim, é fraco

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  sergio
12 anos atrás

Verdade, ele agradeceu publicamente pelos elogios por algo que não fez. Caiu muito no meu conceito!

Crisitiano, o ruivo
Crisitiano, o ruivo
12 anos atrás

Bom, se ambos estão dizendo que deram o X, será que o Schumacher levou 2 X? Precisava de mais imagens onboard…

Andre_Pacheco
Andre_Pacheco
Reply to  Crisitiano, o ruivo
12 anos atrás

Cristiano, é justamente isto que estou começando a pensar… ninguém inventaria algo que pudesse ser descoberto tanto com a cor do T-cam como o lap chart… hehehe isso me fez lembrar da música da Xuxa… “e o Xis de quem que é?” rs

JONAS
JONAS
12 anos atrás

Bastava que os carros “voltassem a ter número”….Onde estão os números dos carros???? Porque todo mundo quer ter o número 1…o Schumacher mudou o número..etc…se o porra do número nem aparece????????

Danilo Albergaria
Reply to  JONAS
12 anos atrás

Perfeito.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

mais um detalhe, antes da ultrapassagem do schumi e o xis do glock aparece a virgin do digrassi ao fundo, saindo do s de alta

deschamps
deschamps
12 anos atrás
Djalma Fogaça
12 anos atrás

E viva a assessoria do Lucas, sem ela não estariamos discutindo.Vai colocar em duvida?
Ponto pra assessoria.
Falei!

Daniel Arnaud
Daniel Arnaud
12 anos atrás

Ah… e esse gráfico da FIA parece o desenho do meu primo de um ano e seis meses.

Daniel Arnaud
Daniel Arnaud
12 anos atrás

Na moral, no meio dessa história toda só fico com mais dúvidas.
1º Se uma vezinha só já deu confusão, seria bom alguem trocar as cores do capacete (se bem que a Virgin tá adorando todo mundo mostrando fotos e falando dela…)
2º Ontem, na reprise do Sportv, tive a certeza que era o di Grassi, agora nem sei. Olho pra os prints e não consigo identificar com precisão.
3º O di Grassi não seria tão crápula pra assumir ter feito sem ter feito. Bom ouvir ele e todo mundo fica feliz.

Bala
Bala
12 anos atrás

As fostos estão em um outro momento. O X foi dado pelo Di Grassi.

felipe antunis
felipe antunis
12 anos atrás

Só um detalhe… esses prints foram tirados na volta quatro… o número que aparece em cima (5/58) significa que o líder abriu a volta cinco… o alemão e o carro da Virgin ainda estão na quarta volta (provavelmente completando) e quem completa a volta 4 na frente do Schumacher é o Di Grassi… e se comparar a primeira foto com a última que você postou, a frente do capacete é bem parecida… Sei lá, não me importo com quem deu ou não o xis… só acho que foi o Di Grassi (a cor da camera ainda não faz sentido)… como eu disse, sei lá…

Victor
Victor
Reply to  felipe antunis
12 anos atrás

VM responde: Basta olhar o lap-chart… a primeira volta completada após o safety-car tem Glock à frente de Schumacher.

marcio cordeiro
marcio cordeiro
12 anos atrás

Um pequeno detalhe mata a charada.A camera onboard de Lucas é amarela,e quem dá o x no Dick é uma camera preta.Portanto ,Glock com certeza!!!

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

Se alguem tiver duvida com relação ao capacete, reparem na T-Cam ( câmera que fica logo acima da entrada de ar do motor) no carro do Glock é vermelha !! E no do Di Grassi é Amarela, dificil de confundir..

Lucius
Lucius
12 anos atrás

Um dos problemas da F1 é justamente a dificuldade de se identificar os pilotos. Alguns mudam de capacete várias vezes na temporada. Fica difícil tentar identificar por isso, e a depender da iluminação, a cor parece diferente, sem contar que tem carro com cores parecidas também.

Marcelo Cruz Ferreira
Marcelo Cruz Ferreira
12 anos atrás

Victor, desculpe discordar de você, mas tem algo errado com as fotos, pois o Bruno Senna que estava em 13º, parou durante a primeira bandeira amarela, antes da largada, essa foto dele e do di Grassi, foi antes do Schumacher entrar nos boxes para trocar o bico, eu acho…

Celso Silva
Celso Silva
12 anos atrás

Que coisa hein, como o Di Grassi pode dizer que deu o xis se a TV mostra que foi o Glock? Cara de pau ou o piloto ta ficando louco? Eu já não to entendendo qual é a do brasileiro. Se eu sou o piloto o mínimo que eu espero é ter gravado na cabeça algumas coisas que eu fiz durante a prova.. vai entender..

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Ficou feio para o Di Grassi…em todo caso o Senna já tomou “x” do Prost, Mansell, Alesi ! O Alonso já levou, Schummy, Hamilton, Kimi etc…muitos estão comemorando a toa, faz parte das corridas, se ninguém forçar uma ultrapassagem o “x” nunca ia existir.

Mateus
Mateus
12 anos atrás

Até na BBC acharam que era o Di Grassi. O Galvão não viu na hora mas o Reginaldo avisou um pouco depois.

Lastikas
Lastikas
12 anos atrás

E o Glock não se manifestou?

Rodrigo Lyrio
Rodrigo Lyrio
12 anos atrás

aki da pra ver que é glock quem da o famoso XIS em michaell..
mais na transmissão.. apareceu o nome de di grassi.. até agora achava que foi ele.. pois foi oq eu li.. ta to é que aparece di grassi dps atras de michael em outra imagem.. que ele tinha ultrapassado novamente..

http://www.youtube.com/watch?v=_RC2-xx6ius&feature=related

ai o video.. msm assim.. ainda acho que di grassi tem um grande futuro.. só precisa de um grande carro!

Vecio Peixoto
12 anos atrás

Estranho é que no twitter dele tem um comentário como se fosse ele.
“# Valeu matha! RT @matheusfabricio: Missao de sabado a noite cumprida. Fim de prova! Valeu @lucasdigrassi pelo X no Schummy e pelas 30 voltas.”
http://twitter.com/lucasdigrassi
Era bom que alguém entrasse em contato com ele para tirar esta dúvida.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
12 anos atrás

VMT, meio q off-topic mas “tudo a ver”, poderia ir preparando um placar Indy X F1T para ver qual será o resultado de corridas boas. Pela minhas contas tá 2 a 1 para a Indy, em compensação no seu outro placar (das transmissões) vt e ao vivo estão no empate.

Anderson
Anderson
Reply to  Al Unser Jr.
12 anos atrás

Pior q tá 2 a 0 pro ao vivo, pois a corrida passou ontem, segunda, de manhã ao vivo!!!

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
Reply to  Al Unser Jr.
12 anos atrás

Pior que é verdade, assisti a corrida, foi um lapso da minha memória… mas… sempre tem um mas…. só foi ao vivo pq São Pedro trabalhou em demasia no domingo, senão ia ser um VTzinho bem chinfrim no final do paulistão.
No meu placar, vou considerar o 1 a 1 porque o que vale é a intenção e a intenção era fazer em VT.

henri
henri
12 anos atrás

o que importa é que o “grande” shumi tomou um X de uma virgin.

Borges
12 anos atrás

Bom, no Twitter do Lucas, ele agradece pelo comentário de um “seguidor” ao falar do X sobre o Schumi. Ou seja, até o Lucas acredita que foi ele quem fez tal manobra.

http://twitter.com/lucasdigrassi/statuses/11185344795

Pedro Liguori
Pedro Liguori
12 anos atrás

Case closed!

Adriano Santi
12 anos atrás

Acho que a assessoria do Lucas nem o consultou antes de publicar isso – devem ter tirado da mídia, pois Globo, BBC e RTL (da Alemanha) erraram e informaram que havia sido Di Grassi quem deu o “X” no Schumacher. Era o que eu também achava, antes do Capelli me abrir os olhos.

José Floriano
José Floriano
Reply to  Adriano Santi
12 anos atrás

Discordo, se saiu pela sua assesoria, tá configurada mentira do próprio Di Grassi. Esta história de que a assesoria falou por conta é uma desculpa mto cômoda. Ponto BEM negativo pra Di Grassi em seu início na F1, querendo se aproveitar de dúvidas na transmissão pra fazer moral com chapéu alheio…

Oz
Oz
12 anos atrás

Esses jornalistas da assessoria do Lucas estão se saindo excelentes publicitários. (mentirosos)