Blog do Victor Martins
F1

Mais briga

  SÃO PAULO | A sanha da F1 (Bernie Ecclestone) em lucrar é tamanha que a FIA confirmou o retorno do Bahrein ao calendário de 2011, encaixado em 30 de outubro. A Índia vai para dezembro, depois do Brasil, que novamente perde o direito de ser o encerramento da temporada. Andei meio alienado de alguns […]

 

SÃO PAULO | A sanha da F1 (Bernie Ecclestone) em lucrar é tamanha que a FIA confirmou o retorno do Bahrein ao calendário de 2011, encaixado em 30 de outubro. A Índia vai para dezembro, depois do Brasil, que novamente perde o direito de ser o encerramento da temporada.

Andei meio alienado de alguns fatos nesta minha ida a Indianápolis, mas me lembro bem de ter visto aqui e ali notícias efervescentes sobre os conflitos que continuam acontecendo em Manama e regiões. Já são mais de três meses de conflitos, meio abafados do mesmo modo que a Líbia de Gaddafi — virou corriqueiro; não rende mais manchete até que haja um extermínio ou algo novo.

Não há a menor razão a não ser político-econômica para levar um evento automobilístico para um país cuja maioria do povo tem a única preocupação de mudar o sistema governamental dos Al-Khalifa e, se a rebelião se arrastar até outubro, provavelmente usaria Sakhir como palco para seus protestos. Além disso, o circuito de Greater Noida, da Índia, não está pronto — e não querem passar pelo mesmo perrengue que o da Coreia do Sul no ano passado. Para a F1/FIA, a situação, portanto, convém. 

Mas para quem é parte do negócio, não. A Red Bull já se manifestou dizendo que vai debater o assunto com as demais equipes. As outras devem se pronunciar na mesma linha ou até criticando a decisão. E a situação é curiosa: se antes a Fota queria mais dinheiro e ameaçou romper com a F1, agora o grupo dos times quer simplesmente que a F1 deixe de pensar na grana e pense meramente numa questão de segurança e prudência.

Agora é hora de ver o quanto a Fota apita. A briga, mais pacífica que o que vem acontecendo no Bahrein, deve ser boa nos próximos dias.

Siga-me no Twitter.