Blog do Victor Martins
F1

Fazendo número

SÃO PAULO | Falta pouco mais de uma semana para os carros irem à pista. Carros que já eram para ter ido à pista não fossem os barenitas copiões dos tunisianos e egípcios e armarem uma rebelião que impediu a corrida naquelas terras — e aqui não vai nenhuma queixa embutida ou disfarçada; cada povo […]

SÃO PAULO | Falta pouco mais de uma semana para os carros irem à pista. Carros que já eram para ter ido à pista não fossem os barenitas copiões dos tunisianos e egípcios e armarem uma rebelião que impediu a corrida naquelas terras — e aqui não vai nenhuma queixa embutida ou disfarçada; cada povo sabe onde o calo lhe aperta e se manifesta da forma que convier, é lícito. A F1 tem discutido uma série de coisas, dentre as quais dois assuntos principais: os pneus da Pirelli, que desmancham como manteiga no bolo de fubá que a vovó acaba de tirar do forno; e a tal da asa traseira móvel, sua aplicação e suas consequências, como as regras de flip and flap (termo que inventei para o abrir e fechar) e absurda zona de ultrapassagem.

Muito bem. Acordei cedíssimo hoje, tenho muito que fazer. Dei uma leve folheada no jornal, tomei meu café — sem bolo de fubá; não tenho vovó e não gosto muito, é seco demais —, acessei a internet e tal e pum!, dei de cara com uma declaração de Jean Todt e um desejo de mudança. Oh!, pensei, agora o cara vai agir e acabar com esta patacoada toda. Todt está empenhado em uma batalha e tem brigado muito. “Preciso ter uma boa base para mudar”, bradou. “Tenho de ter no mínimo uma opinião positiva entre o grupo da F1”.

Todt quer aumentar os números dos carros. “Porque é muito difícil identificar um piloto”…

Daí segue a ideia. “Como na Nascar… um piloto que está chegando à F1, pega um número. Ele vai mantê-lo por toda carreira. Você poderia identificá-lo pelo número”. OK, a proposta é boa, vale seguir algo que também tem na Indy e a MotoGP. Mas o  camarada tá lá na FIA faz um tempão, negócio tá pegando fogo no mundo, a temporada começa num pulo e o rapaz tá preocupado só agora com o tamanho da fonte Arial 36. Taca um numerão pra todo mundo ver quando o Zezinho vai poder ultrapassar o Huguinho nos 600 metros da zona. Bota um numerão pra galera toda saber que o cabra tá nos pits pela quinta vez numa corrida para trocar o pneu escangalhado.

Putalamerda.