Blog do Victor Martins
F1

X-Glock

SÃO PAULO | O Ivan Capelli, futriqueiro oficial, veio me falar que nasceu uma discussão sobre quem teria dado o ‘xis’ em Michael Schumacher após a saída do primeiro safety-car do GP da Austrália, que cogitavam ser Lucas Di Grassi. Fui buscar o comunicado enviado pela assessoria do brasileiro, em que claramente atribuem a manobra […]

SÃO PAULO | O Ivan Capelli, futriqueiro oficial, veio me falar que nasceu uma discussão sobre quem teria dado o ‘xis’ em Michael Schumacher após a saída do primeiro safety-car do GP da Austrália, que cogitavam ser Lucas Di Grassi.

Fui buscar o comunicado enviado pela assessoria do brasileiro, em que claramente atribuem a manobra a ele. O título é “Lucas faz bela corrida, duela com Schumacher, mas abandona”, e no meio do texto há a citação.

O ponto alto da corrida do brasileiro foi uma disputa pela 16ª posição com ninguém menos que o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, na quinta volta da corrida. Com a pista parcialmente úmida, o piloto da Mercedes ultrapassou o VR-01 de Di Grassi, mas o estreante retomou a posição com uma manobra por dentro da curva seguinte – conhecida no jargão do automobilismo como “xis”.

“Ele teve de parar para trocar o bico do carro (Schumacher havia se envolvido em um acidente logo após a largada, na primeira curva com Fernando Alonso e Jenson Button) e tivemos uma boa disputa”, lembra. “Foi um bom começo, mas ainda temos muito o que fazer no carro para começar a disputar para valer com as outras equipes que já estão estabelecidas há mais tempo na F1.”

No momento em que vi a corrida, reparei no tal ‘xis’, não mencionado pela transmissão da TV Globo, e lembro bem que Fernando Alonso vinha na frente. A câmera da reta principal vinha acompanhando o piloto da Ferrari, e foi possível ver que, ao fundo, o carro da Virgin e Schumacher.

Capelli tirou dois ‘prints’ que apontam que o carro da Virgin em questão é o de  Timo Glock. Estão abaixo, em que se dá para perceber pelo capacete do alemão.

Se ainda persistir a dúvida, há duas outras provas: o lap-chart da FIA aponta que na volta 5, o piloto que está imediatamente à frente de Schumacher é Glock, e o link está aqui. E uma foto da Getty Images mostra em que ponto após a bandeira verde Di Grassi foi ultrapassado por Michael: após a primeira curva.

Acréscimo: E para finalizar a questão de vez, diz o site da Virgin: “(…) Okay, so it lasted for around half a lap, but at one point Timo definitely overtook Michael (…)”