Blog do Victor Martins
F1

Cartas marcadas

SÃO PAULO | Uma matéria do “The Guardian” de hoje pode dar início a um enredo para mais uma das novelas da F1, com traços de mistério provavelmente inéditos. Envolve o acordo entre a Manor e a Virgin. Algo podre. A Virgin, empresa de Richard Branson que entrou na F1 neste ano e quase foi […]

No centro, conversando com Lapthorne e WhitmarshSÃO PAULO | Uma matéria do “The Guardian” de hoje pode dar início a um enredo para mais uma das novelas da F1, com traços de mistério provavelmente inéditos. Envolve o acordo entre a Manor e a Virgin. Algo podre.

A Virgin, empresa de Richard Branson que entrou na F1 neste ano e quase foi dona do espólio da Honda, tem praticamente um contrato de patrocínio fechado com a nova equipe inglesa da categoria para 2010. Só que as tratativas, o avanço — e a provável conclusão — deste vínculo foram feitos no mais tardar até 29 de maio, 14 dias antes de a FIA anunciar que a Manor estava escolhida junto com USF1 e Campos Meta para entrar na F1.

Manor, lembre-se, sequer aparecia na lista pública das pré-inscritas.

O lugar cativo da Manor se depreende através de um e-mail de Alan Donnelly, que vem a ser representante oficial de Max Mosley e dono de uma empresa de consultoria, a Sovereign Strategy. É de conhecimento de alguns na F1 que a SS já prestou serviços de relações públicas à Manor — via Jane Nottage, sócia de Donnelly. No dia 29 de maio, Donnelly mandou a correspondência eletrônica a um membro da realeza da Arábia Saudita contendo um arquivo anexo de apresentação para um acordo de investimento e de patrocínio.

No corpo do e-mail, Donnelly explicou ao destinatário que a Virgin tinha ligação firmada com a Manor, tendo até 20% da equipe. O braço de Mosley contou que viajaria no dia seguinte, sábado, para a Arábia e que encontraria o tal membro da realeza às 15h do domingo, 31 de maio. Participariam do encontro, também, representantes da Manor e da Virgin.

Oficialmente, Donnelly diz ter viajado à Arábia para se encontrar com o ministro do Esporte local, além de investidores em novos circuitos e na F1. E que não participou em nenhum momento do processo de seleção das três novas equipes.

A Prodrive já começou a reclamar, meio que indignada em ter reconstituído um projeto sério e gente de currículo notável para que tudo eventualmente estivesse armado. Ao lado da USF1, o grupo de David Richards era dado como certo como aprovado para o ano que vem — só uma eventual vingança, descabida, da FIA em relação a 2007, quando a Prodrive desistiu, eliminaria o time. Não à toa foi uma surpresa ver o nome da Manor.

Se acenderem o pavio dessa história, a Fota vai começar a pedir que se abra a caixa preta da FIA. A coisa vai feder. Taí o mote para uma nova briga.