Blog do Victor Martins
F1

S18E04 Azerbaijão 2

SÃO PAULO | Ao lance da corrida que mudou o GP do Azerbaijão. Esperei o replay da corrida para entender como se deu a briga entre Verstappen e Ricciardo ao logo das X voltas que deram neste domingo. Há uma constante que, ao meu ver, mantém a opinião que dei no Twitter de que a […]

SÃO PAULO | Ao lance da corrida que mudou o GP do Azerbaijão. Esperei o replay da corrida para entender como se deu a briga entre Verstappen e Ricciardo ao logo das X voltas que deram neste domingo. Há uma constante que, ao meu ver, mantém a opinião que dei no Twitter de que a culpa é do holandês.

Depois do primeiro safety-car, a corrida volta a ter ação na volta 6. É nesta que Verstappen passa Ricciardo na entrada da curva 2, por dentro. Aí começam os seguintes casos.

Volta 8 – Verstappen dá lado de fora a Sainz na reta principal e consegue manter a posição.
Volta 9 – Verstappen dá lado de fora a Sainz na reta principal, mas perde a posição.
Volta 10 – Verstappen dá lado de fora a Hülkenberg já no meio da reta principal e perde a posição.
Volta 11 – Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal e consegue manter a posição.
Volta 12 – Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal e consegue manter a posição. Os dois se tocam de leve depois da curva 1. Na reta seguinte, Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal e consegue manter a posição.
Volta 27 – Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal, mas perde a posição. Verstappen tenta retomar, Ricciardo espreme, mas dá espaço suficiente. Verstappen retoma a posição.
Volta 35 –Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal, mas perde a posição.
Volta 38 – Ricciardo para nos boxes
Volta 39 – Verstappen para nos boxes e volta à frente de Ricciardo.
Volta 40 – Verstappen entra na reta principal fazendo um longo ziguezague para evitar que Ricciardo pegue o vácuo. Ricciardo faz menção de tomar a trajetória de fora, Verstappen vê e aponta levemente o carro para a direita, Ricciardo percebe e vira o carro para a esquerda para tentar o lado interno, Verstappen vira para a esquerda. No vácuo, Ricciardo tenta frear e não consegue evitar o choque.

O ziguezague, para mim, já é indicativo do que Verstappen viria a fazer. Max é astuto ao não ser brusco no movimento que lhe é característico: ele vai de leve para um lado e depois joga para o outro para não dar a impressão de que moveu o carro duas vezes.

Quer lembrar como foi o GP da Bélgica em 2016? A vítima foi Räikkönen.


Foram, então, seis tentativas, contando a fatal, até que o toque ocorresse entre os pilotos da Red Bull. Verstappen foi correto em todas as anteriores e seguiu um mesmo padrão: dar o lado de fora a seu oponente. Naquela volta 40, não. Na velocidade normal da corrida, fica muito evidente que Verstappen puxa para a direita para dar o menor espaço possível por fora, nota que Ricciardo tenta o X e embica para o outro lado.

Edit: Outra coisa que vi novamente no replay da onboard de Ricciardo: Verstappen está em linha reta passando certinho entre os colchetes de largada. Assim que cruza a linha de chegada, puxa suavemente à direita — se houvesse um prolongamento da fila da esquerda, daria para ver bem que o holandês não estaria mais naquele espaço retilíneo.

Até posso compreender quem veja culpa também em Ricciardo – embora não concorde –, mas não entendo quem não veja culpa em Verstappen.