Blog do Victor Martins
F1

NFL e F1

SÃO PAULO | No domingo, a Nossa Turma (Get Along Gang) publicou no Grande Premium um extenso material a respeito da NFL e de como ela vai servir de parâmetro para os novos donos da F1, o Liberty Media. A reportagem apresentou a história do futebol americano, trouxe dados de audiência nas TVs (que são […]

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SÃO PAULO | No domingo, a Nossa Turma (Get Along Gang) publicou no Grande Premium um extenso material a respeito da NFL e de como ela vai servir de parâmetro para os novos donos da F1, o Liberty Media. A reportagem apresentou a história do futebol americano, trouxe dados de audiência nas TVs (que são quatro que transmitem lá fora), falou com Erich Beting, especialista em negócios do esporte, e pediu a Everaldo Marques, o ridículo, que avaliasse as duas situações.

Houve uma grande compreensão dos fatos por uns e nem tanto por outros. É claro que não se vai seguir à risca o padrão NFL e nem foi feita uma apologia ao esporte: não vai haver uma paralisação nas 20 corridas deste ano para ter um show do intervalo nem pedir que os pilotos corram com uma bola oval — que muitos, pervertidamente, tratariam como a terceira.

Segundo o Ibope Repucom e sua metodologia de pesquisa Sponsorlink — que cuida especificamente da população de internautas no país —, a NFL já tem mais interessados do que a F1: 15,2 contra 12,9 milhões. A pesquisa não capta a parte da população ‘desconectada’ que é importante para um dado mais abrangente, visto que a maioria das pessoas diz se alimentar de F1 pela TV.

De qualquer forma, os dados que vêm a seguir representam outra realidade da popularidade dos dois esportes.

A transmissão da ESPN aqui no Brasil bateu recorde de audiência com a transmissão da virada épica do New England Patriots sobre o Atlanta Falcons. Dentro da TV por assinatura, a emissora foi líder no período do jogo, batendo não só a concorrência dos canais de esporte como todos os outros. A média foi de 1,20 com pico de 1,55.

Como forma de comparação, o blog obteve os números das três corridas de F1 que o SporTV transmitiu ao vivo no ano passado, todas na América do Norte. Em 12 de junho, o GP do Canadá registrou 1,06; em 23 de outubro, o GP do México teve 0,63; por fim, em 30 de outubro, o GP dos EUA marcou 0,89.

Adendo: os números acima representam a fatia que se convencionou adotar como a ‘faixa nobre’ do público-alvo de esportes, entre 18 e 49 anos. Uma segunda fonte confirma estes dados, mas acrescenta que, nos dados de audiência gerais, considerando todos os domicílios com TV paga, a F1 ganhou em duas provas do Super Bowl. Segue:

GP do Canadá: 2,08
GP dos EUA: 1,55
GP do México: 2,31
Super Bowl: 1,63

Em tempo: a base de assinantes do SporTV é bem maior que a da ESPN.