Blog do Victor Martins
F1

Mmmm…

SÃO PAULO | De vez em quando pingam alguns e-mails sempre com este título, ‘mmmm…’, vindos de um grupo de jornalistas e outros envolvidos do nosso meio para que fiquemos atentos a algumas notícias e rumores. A onomatopeia salta da caixa de entrada e ganha uma extensão maior ao ver esta queixa aberta de Alonso […]

SÃO PAULO | De vez em quando pingam alguns e-mails sempre com este título, ‘mmmm…’, vindos de um grupo de jornalistas e outros envolvidos do nosso meio para que fiquemos atentos a algumas notícias e rumores. A onomatopeia salta da caixa de entrada e ganha uma extensão maior ao ver esta queixa aberta de Alonso ao desempenho da McLaren em Cingapura e sua definição: “Parece que estamos na pré-temporada“.

Alonso evitou o quanto pôde reclamar. Houve tempos até que manifestou algum apreço por dar um apoio público e dizer que havia uma evolução clara do trabalho feito pela McLaren-Honda. Mas vendo que o negócio não evolui e que há um conflito interno não muito íntimo, resolveu meter a boca no trombone, dando sustentação aos rumores de que já quer se livrar da escuderia de Woking.

Aos 34, Alonso realmente não tem mais tempo a perder na F1. O problema é que não há qualquer caminho que aponte que volte a ter sucesso ou esperança de que volte a brigar por títulos. É ponto pacífico que se trata de um dos maiores de todos os tempos, que ainda é visto como o melhor desta geração e do atual grid por tantos, mas é fácil concluir que Alonso já está perdendo tempo na F1 e insistindo, possivelmente consigo mesmo, em algo que não rende mais. Se decidisse, por exemplo, abraçar novamente o projeto da Renault, estaria numa situação similar à deste ano.

Com dois títulos no bolso e nove anos de hiato, Alonso não fez de nenhuma equipe campeã e colecionou desafetos. As portas se fecharam. Está na hora de abrir outras, e tem uma casa com um amigo que o espera há muito tempo: o WEC, onde está Webber. A Porsche já o queria para este ano, e fatalmente acabaria no time que venceu as 24 Horas de Le Mans e deu uma reerguida na carreira de Hülkenberg.

Alonso tem necessidade de ser o protagonista das ações e campeão. A ida para o Mundial de Endurance é ideal: seria fatalmente o astro da categoria e atrairia muto mais que atenção a um campeonato em franco crescimento e onde é possível juntar montadoras e tecnologia nova. Não é nem questão de pegar o telefone porque já é bem mais fácil mandar uma mensagem pelo whatsapp. Aí é só curtir as últimas provas no fim de ano na F1, fazer uma despedida decente e preparar a mudança com a chave já virada.

É muito mais digno do que ter essa bagagem toda e ter de andar só melhor que a Manor Marussia a cada fim de semana de corrida.