Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

Já deu

SÃO PAULO | Saiu agora há pouco a decisão da Suprema Excrescência que bane Cacá Bueno de uma corrida na Stock Car por ter chamado os gloriosos comissários da CBA de “imbecis” via rádio durante a etapa de Ribeirão Preto. É realmente desgostoso ter de conviver com um esporte que você aprende a gostar desde moleque envolto […]

SÃO PAULO | Saiu agora há pouco a decisão da Suprema Excrescência que bane Cacá Bueno de uma corrida na Stock Car por ter chamado os gloriosos comissários da CBA de “imbecis” via rádio durante a etapa de Ribeirão Preto. É realmente desgostoso ter de conviver com um esporte que você aprende a gostar desde moleque envolto com tanta burocracia, picuinha e arbitrariedade.

Faz tempo que Cacá é uma espécie de bode expiatório do automobilismo. De opinião firme e forte, começou sua carreira pagando o pecado de ser filho de Galvão, o que lhe rendia ofensas gratuitas das gentes desrespeitosas que iam nos autódromos. Se ganhava as corridas, era porque havia um protetorado de bastidores do pai. Com o tempo, isso foi diminuindo, mas sempre tem quem veja suas amplas qualidades com um asterisco.

Cacá é facilmente um dos maiores pilotos de turismo que o país já teve. Goste-se ou não do que ele fala, concorde-se ou não, é importante ouvi-lo, mesmo que haja uma mordaça velada imposta tanto pela própria Stock Car quanto por estas entidades cretinas que se impõem à base das ameaças e punições. Todos aqueles que guardam suas opiniões para si temerosos do que podem sofrer acabam sendo cúmplices da queda de interesse do que tem sido apresentado nas parcas praças esportivas.

Recentemente, o glorioso Grande Prêmio fez uma pesquisa com os internautas, e uma das questões referia-se às categorias do automobilismo brasileiro. O leitor deveria colocar uma ordem daquelas que mais gostavam e, como na opção dos campeonatos internacionais, havia a opção ‘nenhuma’. Pois houve um espantoso resultado: 58% do público nem se importa mais para o que acontece aqui. Dois anos atrás, fizemos uma enquete semelhante, e a rejeição estava bem longe disso.

É claro que isso não significa que o povo quer só saber de F1, Indy, F-E e MotoGP, por exemplo, até porque um gosto não mina o outro. É porque o automobilismo daqui é maltratado, sobretudo quando se fala em CBA e STJD, duas entidades que representam o que há de pior em termos de gestão e ordem. Quem é que vai apreciar algo judiado?

Cacá já tem uma carreira que desponta no automobilismo internacional correndo pela equipe BMW de Antonio Hermann no Endurance Series e vai começar a fazer provas nos EUA. Não sei agora, mas seu plano um dia era de correr no DTM. Pois que vá. Cacá não precisa provar mais nada aqui e não precisa aturar este tipo de absurdo que só corrobora o quanto são imbecis todos estes que se dizem responsáveis pelo automobilismo.

Que largue tudo, seja feliz lá fora e deixe as portas abertas para todos os outros tomarem o mesmo rumo. O ventilador aqui nunca vai desligar e parar de espalhar.

***

_ Já conhece o novo projeto do Grande Prêmio? Pois você só tem a ganhar.