Blog do Victor Martins
F-Indy

Tapa (tava) na cara

SÃO PAULO | A gente sempre viu com desconfiança a realização da corrida da Indy em Brasília. Tudo foi feito às pressas para que a Bandeirantes se livrasse de um processo retumbante na Corte de Indiana por não ter realizado a prova no Anhembi em 2014. O negócio foi costurado com um governador que estava no […]

SÃO PAULO | A gente sempre viu com desconfiança a realização da corrida da Indy em Brasília. Tudo foi feito às pressas para que a Bandeirantes se livrasse de um processo retumbante na Corte de Indiana por não ter realizado a prova no Anhembi em 2014. O negócio foi costurado com um governador que estava no último ano de seu mandato e não administrava lá muito bem os cofres de seu distrito federal. Vi lá em Indianápolis o sujeito com uma comitiva de aspones: foram para assinar o contrato. Não teve contrato assinado. Demorou um bocado até que a assinatura no papel fosse posta. Bem como levou um tempão para que as obras começassem no autódromo de Brasília. Até então, a licitação havia sido cancelada porque averiguaram superfaturamento no processo. É uma coisa comum neste Brasil que teima em ser assim.

E porque teima em ser assim a desconfiança sempre existiu. Causo interno aqui: desde novembro que estávamos planejando a cobertura na capital. Tudo começa, claro, com hotel e passagens. Estava responsável por isso, mas sempre fui postergando, até porque os voos não alteraram seus preços, até que baixos, desde então. Na última terça-feira é que acabei reservando um lugar para três repórteres, pagando uma entrada. As passagens seriam compradas hoje, no fim do dia, depois da cobertura dos lançamentos e da preparação para que Renan do Couto e Xavi Bonilla iniciassem os trabalhos da F1 lá em Jerez de la Frontera.

O cancelamento vai dar um trabalho imenso a todos, da Bandeirantes ao cara que já tinha gastado algumas dilmas para comprar ingresso e até mesmo viajar a Brasília. Vai dar pano para muita manga: o novo governo do DF achou uma brecha no contrato para não ter que pagar um centavo pelo rompimento do mesmo, além de ter envolvimento do Ministério Público na história. Quem vai arcar com o negócio é a TV, e isso arranha de vez todas as imagens possíveis da capacidade que as pessoas daqui têm de organizar uma corrida de carros, no mínimo.

Outra: como é que fica o autódromo agora? Hoje, está inútil para a prática do esporte ou de qualquer outra coisa similar. Se Stock Car ou F-Truck quiserem correr lá, pelo jeito vão ter de botar a mão na massa.

É uma pena que a corrida não aconteça. A Indy é legal pra caramba, o clima é tranquilo e agradável, a prova em si é bacana, é sempre uma oportunidade para ver os amigo e companhêro, mas é um retrato claro de como as coisas se desenrolam por aqui: vira tudo uma merda federal.