Blog do Victor Martins
F1

Produção caseira

SÃO PAULO | Há poucos dias pintou nos classificados on-line na Inglaterra uma interessante vaga de engenharia para trabalhar numa famosa equipe de F1 — aqui cortada antes da parte que requer as especializações dos candidatos. O segundo parágrafo especifica que a Red Bull Technologies abre “oportunidades para apoiar o desenho e o desenvolvimento de nossa unidade de potência […]

SÃO PAULO | Há poucos dias pintou nos classificados on-line na Inglaterra uma interessante vaga de engenharia para trabalhar numa famosa equipe de F1 — aqui cortada antes da parte que requer as especializações dos candidatos.

O segundo parágrafo especifica que a Red Bull Technologies abre “oportunidades para apoiar o desenho e o desenvolvimento de nossa unidade de potência da F1”. Depois das menções, fala-se que os novos funcionários “vão estar envolvidos no ciclo de desenvolvimento completo desde os conceitos iniciais até a preparação no carro de corrida” e que os contemplados “serão parte de um time em expansão ajudando a montar” o conjunto que faz o carro acelerar.

Desde que o motor perdeu dois cilindros e ganhou um turbo que a Red Bull tem se mostrado descontente com o trabalho da Renault, responsável pela péssima performance na pré-temporada e por grande parte dos abandonos de Vettel na temporada. A Red Bull até pode ter um carro compatível com o da Mercedes em termos aerodinâmicos, mas o tanto que perde em termos de potência a coloca longe de brigar pelas vitórias, aproveitando-se das brechas dos prateados — por isso que Ricciardo ganhou lindamente as duas que escaparam.

Já se vinha ouvindo aqui e ali que a Red Bull pensava em mudar de fornecedora ou até partir para a concepção de seu próprio motor, deixando o caráter de equipe cliente para ser uma fabricante completa. O anúncio não deixa muitas dúvidas das pretensões do grupo energético.

As inscrições para os interessados terminam em 30 de setembro e estão no site da equipe. Construir um motor não se faz da noite para o dia, então pensar em 2015 seria prematuro e precipitado — apesar de ser a Red Bull, abastada e gabaritada. Em 2016, pois, os rubro-taurinos tendem a vir com todo o pacote feito em casa.