Blog do Victor Martins
Futebol

Dona Lúcia

SÃO PAULO | A carta da Dona Lúcia, uma fofa torcedora, deixou a coletiva de imprensa de Felipão e Parreira com um sentimento lisérgico e foi o ponto final e humano de tentativa de defesa dos comandantes da Seleção para o fiasco dos 7 a 1 em favor da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo. […]

Parreira e Felipão

SÃO PAULO | A carta da Dona Lúcia, uma fofa torcedora, deixou a coletiva de imprensa de Felipão e Parreira com um sentimento lisérgico e foi o ponto final e humano de tentativa de defesa dos comandantes da Seleção para o fiasco dos 7 a 1 em favor da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo. Segundo o auxiliar técnico, a senhora anônima, que não teve seu sobrenome e a procedência relevados, foi a autora de uma das “centenas de cartas” enviadas logo após a derrota.

Na leitura da missiva, Dona Lúcia começa com diretamente um “professor Felipão” e diz que “meu e-mail é para agradecer…”, o que supõe que a senhora digitou um endereço para mandar sua mensagem. No site da CBF, não há uma indicação qualquer de contato eletrônico, só físico da entidade. Segundo Parreira, a mensagem foi mandada para a Fifa, que a repassou.

No site da Fifa, a área de contatos não é uma das coisas mais fáceis de se encontrar, só estando no rodapé da página. Lá clicando, leva-se a um formulário, e não a um endereço eletrônico, encontrado aqui.  O limite para cartas/e-mails/mensagens é de 2.500 caracteres; o da Dona Lúcia tem no total 1.592. Encaixa.

Na tentativa de entender a origem e existência desta mensagem agora há pouco, ouvi de uma pessoa ligada à Fifa que é “muito improvável” que esta mensagem tenha ido parar nas mãos da entidade porque as pessoas, de fato, “têm dificuldade” em usar o site. Se esta mensagem existiu, só pode ter chegado por esta via ou pela caixa de comentários, o que não aconteceu. Ainda, “99% das pessoas que usam o site da Fifa são jovens atrás de jogos ou gente que pede ingressos e vota no Bola de Ouro e no Chuteira de Ouro”.

A única explicação plausível para a mensagem da Dona Lúcia seria alguém ter entregado para Parreira um e-mail de um terceiro. Que não foi o que o douto dirigente disse. As questões que ficam da história: que senhora tem conhecimento de navegabilidade, acessa o mapa do site e manda um e-mail via formulário? Se o enviou por formulário, não colocou seu nome pelo menos com um sobrenome? E se sabia que estava enviando um e-mail para a Fifa, por que Dona Lúcia começou diretamente falando com o técnico da Seleção, sem uma solicitação que seria normal a se fazer para encaminhar a ele tudo que queria dizer?