Blog do Victor Martins
F1

Mont Real, 3

SÃO PAULO | O acidente ali entre Massa e Pérez certamente não aconteceria se a Williams tivesse sido simplesmente ousada e deixado Felipe na pista quando assumiu a ponta, devidamente sabedora que as Mercedes tinham problema e não iriam incomodar. “Ain, mas é uma situação de risco”. Meu amigo, o que a Williams tinha a perder […]

Felipe Massa

SÃO PAULO | O acidente ali entre Massa e Pérez certamente não aconteceria se a Williams tivesse sido simplesmente ousada e deixado Felipe na pista quando assumiu a ponta, devidamente sabedora que as Mercedes tinham problema e não iriam incomodar.

“Ain, mas é uma situação de risco”. Meu amigo, o que a Williams tinha a perder numa temporada em que sabe que não tem condições de vencer ou mesmo chegar ao pódio diante de uma oportunidade tão clara quanto aquela? Notem: Felipe virava na casa de 1mins19s alto, 1min20s baixo, e os pneus macios, por mais que o calor estivesse fora do comum em Montreal, não desgastavam tanto assim. A Force India, mesmo, mostrou isso.

Felipe tinha pista livre e se manteria facilmente à frente das Mercedes, mesmo até se levantasse o pé e andasse na casa de 1min22s. OK que Hamilton logo abandonou a lojinha, mas Rosberg representaria o bloqueio necessário ao resto do pelotão para que o brasileiro poupasse os pneus em alguns momentos e tentasse a vitória.

Parar, como fez, só dificultaria as coisas no sentido de que pegaria gente com o mesmo motor Mercedes que fala tão alto quanto, e com DRS, no retão. E assim foi: só passou Hülk e Bottas porque ambos se atrapalharam no grampo, não conseguiu passar Vettel e tentou vir no embalo e deu no que deu.

Falta à Williams um quê de Force India em termos de estratégia. Mas um dia, a Williams aprende. Ela é meio novinha nesse negócio chamado F1