Blog do Victor Martins
F1

Ratzenberger, o gêmeo desigual de Senna

SÃO PAULO | A ‘Semana Senna’ tinha, claro, de ter Roland Ratzenberger. Mas para trazer algo realmente interessante, a ideia foi ir atrás dos pais. O problema, para quem está bem longe e não fala o alemão (e com sotaque de Lauda): o contato em si. Eles não usam internet. Aí pedi pra Evelyn Guimarães acionar […]

SÃO PAULO | A ‘Semana Senna’ tinha, claro, de ter Roland Ratzenberger. Mas para trazer algo realmente interessante, a ideia foi ir atrás dos pais. O problema, para quem está bem longe e não fala o alemão (e com sotaque de Lauda): o contato em si. Eles não usam internet.

Aí pedi pra Evelyn Guimarães acionar a irmã, Claudia, mulher do Henning Steinicke. Os dois são biólogos e moram em Leipzig. Vida boa. Que seja. Henning recebeu a incumbência de falar — na verdade, primeiramente, de saber se o telefone que tínhamos era dos Ratzenberger.

A história toda resultou em ‘Os outros 20 anos – o gêmeo desigual’. O esforço de Henning, o depoimento de Rudolf, a simpatia de ambos, a amizade que nasceu, a visita que será feita. O orgulho de pôr isso em linhas.