Blog do Victor Martins
F1

Bem que Sakhir

SÃO PAULO | Tinha uma personagem na ‘Escolinha do Professor Raimundo’, o Sandoval Quaresma, que era assim: respondia a todas as perguntas impecavelmente e, na hora de tirar o dez, vinha com um absurdo imenso. A nota vinha baixa, e ele respondia: “Tava indo tão bem…”. O Quaresma de hoje na F1 é Lewis Hamilton. […]

SÃO PAULO | Tinha uma personagem na ‘Escolinha do Professor Raimundo’, o Sandoval Quaresma, que era assim: respondia a todas as perguntas impecavelmente e, na hora de tirar o dez, vinha com um absurdo imenso. A nota vinha baixa, e ele respondia: “Tava indo tão bem…”. O Quaresma de hoje na F1 é Lewis Hamilton. Porque de nada adiantou o camarada andar todos os treinos livres possíveis na frente, longe de tudo e de todos. Chegou no Q3, e Nico Rosberg fez uma voltaça, 1min33s185, e tirou a invencibilidade do companheiro em classificações.

Foram quase 0s3 sobre Hamilton, que vai ter de amargar o segundo lugar no grid. Fosse o apresentador do ‘Fantástico’, viria com aquela pergunta do que isso significa, a pausa de suspense e o nada como resposta. Pior que não vale muita coisa. Só uma, vai: Lewis larga do lado emporcalhado da pista, com restos de borracha e areia. Teoricamente, Nico contorna a primeira curva na frente sem sobressaltos.

Ricciardo, coitado de novo… o cara se esmera à toa. Se bem que já se sabia que teria essa punição, mas ver o moleque largando em 13º depois de um desempenho desse, sua pole interna, é duro. Deve ser atração da corrida na recuperação. E vai se encontrar ali com Vettel, que mal foi ao Q3. Aliás, é curioso vê-lo dando entrevista com a calma que só o desespero traz. A Red Bull não tem muito a fazer a não ser comer o toco da Renault.

Quem se deu bem foi Bottas, mais rápido que Massa, que parte em terceiro e do lado limpo. E como é um cara que tem boa largada, é até capaz de pular em segundo na frente de Hamilton. É com isso que eventualmente pode contar Rosberg — por algumas voltas e contos de réis.

Pérez em quarto. É, sim, uma surpresa, embora o mexicano esteja com uma Force India muito bem acertada e conhecedora de Sakhir, vide os treinos da pré-temporada. O que é esquisito é ver Hülkenberg em 11º, também beneficiado pela agrura riccardiana. Seu tempo foi pior no Q2 que no Q1, o que indica algum problema ou mesmo erro que as câmeras não captaram. Hülk é daqueles que hão de vir no bolo da remontada com as Red Bull.

Button e Magnussen, sexto e oitavo, tão ali por estar. Não devem fazer cócegas, puro palpite. O carro é lindão à noite, mas não se vislumbra que briguem pelo pódio. O mesmo acontece com Räikkönen e Alonso — este, então, já entregou os pontos; na Espanha, já tem quem diga que começaram as negociações para um retorno à McLaren em 2015, que a Honda quer, que a equipe quer, que Ron Dennis quer. “E ele vai?”. Sei lá, mas ele talvez queira…

Massa em sétimo. Bom, a Williams está bem melhor no Bahrein, como apontavam os estudos da pré-temporada. Felipe que não foi bem, mesmo, e reconheceu que deveria ir mais rápido. A questão é que o episódio da semana passada deu um faniquito em Bottas, e o moleque vai fazer do FW36 e suas tripas coração para jogar as indiretas de que ele pode, ele consegue.

Assim, que Massa se recupere e faça igual. Senão, ai das pulgas dele.

Escolados que estamos pelas duas primeiras corridas do campeonato, que não se espere muito da prova deste domingo. Apesar da baloubetzada de hoje, Hamilton pinta como favorito, mas Rosberg tem um baita apreço pelo Bahrein. A briga pode ser boa. Bottas deve ser o outrista no pódio. E o resto que se arrume pelos pontos, incluindo as Toro Rosso.