Blog do Victor Martins
F1

Sinal do arrego

SÃO PAULO | A Lotus inaugurou a safra dos comunicados de imprensa na segunda-feira através de uma entrevista com o diretor-técnico Nick Chester, um daqueles que restaram na equipe — que tem perdido a rodo gente de seu grupo de bastidores. A entrevista tem cinco perguntas de respostas relativamente curtas, mas é a última delas […]

SÃO PAULO | A Lotus inaugurou a safra dos comunicados de imprensa na segunda-feira através de uma entrevista com o diretor-técnico Nick Chester, um daqueles que restaram na equipe — que tem perdido a rodo gente de seu grupo de bastidores.

A entrevista tem cinco perguntas de respostas relativamente curtas, mas é a última delas que dá o tom. Chester, que deve ter passado um Natal farto, admite que a Lotus não vai participar dos testes do fim do mês em Jerez de la Frontera porque “não é ideal para o nosso programa de concepção e desenvolvimento”.

Uma rápida olhada no comunicado de imprensa aponta que o nome Renault só aparece ali embaixo como patrocinador oficial. Em nenhum momento se fala da unidade, da peça, do V6 turbo, de nada. Um segundo fator é o seguinte: nas questões anteriores, Chester fala que o carro do ano passado serve de base para o deste ano, apesar das inúmeras modificações. Mesmo assim, a equipe não vai usá-lo.

A Lotus não ir a Jerez tem uma razão evidente: não há orçamento suficiente para deslocar a equipe ao sul da Espanha. Ainda que o logo da PDVSA já apareça em primeiro plano nos releases, o dinheiro que Maldonado está levando ao time é irrisório para qualquer pretensão de um time que pretende brigar no mesmo patamar das grandes. Quando a Lotus se meteu a fazer negócio com Mansoor Ijaz, e vide a folha corrida do rapaz, expôs claramente que está perto de pedir arrego. A confirmação de que só pensa em participar dos testes no Bahrein é só o tubo que permanece ligado para que respire por aparelhos.

O que faz pensar que Hülkenberg, aquele eterno azarado, coitado, pode ter tido sua primeira sorte grande na carreira. Pelo menos, tem a garantia de que vai correr em 2014.