Blog do Victor Martins
F1

Absurdo em dobro

SÃO PAULO | Não, não falem que Bernie pirou. O velhote não tem culpa que os doutos caras da FIA e do Grupo de Não-Sei-O-Que-Pensar se reúnem para pensar em absurdos que compensem as boas ideias que tentam aplicar. A história de dar peso 2 para o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada, […]

SÃO PAULO | Não, não falem que Bernie pirou. O velhote não tem culpa que os doutos caras da FIA e do Grupo de Não-Sei-O-Que-Pensar se reúnem para pensar em absurdos que compensem as boas ideias que tentam aplicar. A história de dar peso 2 para o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada, beira a insanidade. E também por ser Abu Dhabi, uma prova geralmente insossa que não tem atrativo nenhum a não ser a finesse e o garbo de uma pista belamente construída no meio do deserto.

A ideia da FIA é dar um ‘plus a mais’ no campeonato, o que se subentende que é uma forma clara de tentar acabar com o domínio Vettel-Red Bull. Mas é uma regra esdrúxula porque você dobra os pontos de uma prova sem que ela tenha, de fato, um motivo. Seria sensato se a FIA criasse para a F1 uma etapa especial. Exemplo: resolvem a voltar correr em Indianápolis numa 500 Milhas à parte da tradicional da Indy, com três carros por equipe, pilotos convidados e regras especiais. Ou que Abu Dhabi tivesse uma duração maior, grid invertido, pontuação para o grid, não sei.

Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, disse hoje ao ‘Bild’ que a ideia era ainda pior: dobrar a pontuação das quatro últimas corridas – o que incluiria o GP do Brasil. O maior prejudicado, Vettel, tratou como “absurdo” por “castigar todos aqueles que trabalharam duro durante a temporada”.

Já a ideia de numeração fixa escolhida pelos pilotos é bem legal. Personaliza o negócio e traz uma aproximação com o público, como o #46 de Valentino Rossi. Massa, se seguir o que vem usando no Desafio das Estrelas de Kart, vai de #19. Alonso, de #14. Vettel pode abdicar do #1. Alguém vai de #69? E o #24, ui? É caráter e carisma, e volta a dar um espaço maior no carro, como nos velhos tempos.