Blog do Victor Martins
F1

Um giro no mercado

SÃO PAULO | Estava com Américo Teixeira Jr. ao telefone quando a Lotus confirmou que Maldonado vai ser o companheiro de Grosjean em 2014. “Ah, é só mais uma para a série”, esnobou. Ameriquinho está ficando encardido e nojento. O resto da F1 esperava o acordo para começar a encaixar o restante das peças — […]

SÃO PAULO | Estava com Américo Teixeira Jr. ao telefone quando a Lotus confirmou que Maldonado vai ser o companheiro de Grosjean em 2014. “Ah, é só mais uma para a série”, esnobou. Ameriquinho está ficando encardido e nojento.

O resto da F1 esperava o acordo para começar a encaixar o restante das peças — ou, pelo menos, anunciá-las a partir de então. As portas da Lotus se fecharam para Hülkenberg porque o acordo com a Quantum tinha como base o vinagre Castelo — a reportagem está na gloriosa Revista Warm Up baseada na figura de Mansoor Ijaz; lá se entende bem o que rolou. Sem espaço na Sauber, que lhe devia, Nico se viu obrigado a voltar à Force India.

Os indianos vinham sendo a maior incógnita até dias atrás. Di Resta era o que restava (hum…) na lista, já ciscando aqui e ali uma vaga ou no DTM ou na Indy. Sutil vinha indicando uma sequência na equipe, só que Pérez ficou disponível no mercado com o chute com burritos dado pela McLaren. Como já era tarde, a equipe se viu na obrigação de arrumar um lugar para o mexicano. A Force India era o lugar perfeito: parceira tecnológica do time de Woking, deve a este uma quantia próxima de € 8 milhões. Assim une a fome e a vontade de comer.

Pérez, aliás, já não vai carregar consigo aquele grande apoio da Telmex. Depois da frustração na McLaren, onde queria ser acionista, Carlos Slim vai retirar grande parte da grana que aplicava em seus pilotos. O negócio se estende a Gutiérrez. Reserve.

Com a Force India preenchida, o foco passa a ser a Sauber. A vaga aberta por Hülkenberg se encaixa a Sutil, que garante já ter assinado com alguém para o ano que vem. A outra seria de Gutiérrez, mas aí, ó, acima: grana já não tá aos montes. O dinheiro é hoje menor que o favorito à vaga: Nasr.

Nasr tem cerca de € 7 milhões do Banco do Brasil e já poderia ter assegurado e assinado o contrato durante a semana do GP do Brasil caso o glorioso Eike Batista não estivesse quebrando porquinhos de porcelana chinesa para salvar suaX companhiaX. O cockpit da escuderia suíça tá valendo € 10 milhões mesmo hoje no Black Friday. Ainda assim, a quantia da qual dispõe é maior que a de Gutiérrez — que passa a buscar o lugar que sobra na Marussia. O prazo dado para conseguir fechar as pontas é 20 de dezembro.

Sobre o russo Sirotkin? Os dinares russos tomaram um chá de sumiço. E na Marussia, a briga de Gutiérrez é com o venezuelano González. Ou seja…