SÃO PAULO | Antes de falar da prova em si, recebo aqui os números da audiência ‘in loco’ e da TV. Alarmam.
As pessoas que foram ao autódromo são quase 67 mil, segundo a organização — é sempre um número questionável; havia uma série de vazios nas arquibancadas. De qualquer forma, é 4,5% menor que em 2012.
Os números são piores quando se trata dos telespectadores: segundo o jornalista Daniel Castro, a média da F1 foi de 12,4 pontos, chegando a empatar durante 15 minutos com a Record. Nunca uma corrida em Interlagos havia ameaçado tanto o reinado da Globo.
Vamos às comparações: em 2008, na decisão daquele belo campeonato, a emissora deu 33 pontos. Cada ponto à época representava 55 mil domicílios em São Paulo, o que significa dizer que 1,815 milhão estavam acompanhando a corrida. Daí chegamos à prova de hoje, com a atualização no Ibope de 62 mil domicílios/ponto, chegamos a 768,8 mil casas ligadas na Globo.
Isso significa dizer que estes mais de 20 pontos na queda no Ibope representam na prática 57,65% a menos das gentes vendo a prova em Interlagos pela TV.