Blog do Victor Martins
F1

Por que cai tanto

SÃO PAULO | É com um ligeiro atraso que destaco aqui a edição 33 da Revista Warm Up, para mim, a melhor de 2012. A reportagem de capa é extensa, porém dividida em partes e agradável na leitura, explicando os motivos da queda da audiência da F1 no Brasil, além de falar da Indy e […]

SÃO PAULO | É com um ligeiro atraso que destaco aqui a edição 33 da Revista Warm Up, para mim, a melhor de 2012. A reportagem de capa é extensa, porém dividida em partes e agradável na leitura, explicando os motivos da queda da audiência da F1 no Brasil, além de falar da Indy e do modelo de transmissão da categoria principal nas grandes emissoras do mundo, do México ao Japão.

Os repórteres da revista conversaram com muita gente: Reginaldo Leme, Luciano Burti, Lito Cavalcanti e Carlo Gancia, para mencionar as TVs brasileiras — tentamos falar com os diretores da área esportiva, sem sucesso. As conclusões estão lá para todos. Mas vale uma reflexão, ainda: que a audiência em geral da TV aberta está caindo.

Pegando a Globo, mesmo, alguns exemplos: o Ibope do Brasileirão foi o pior da história em 2012; tirando ‘Avenida Brasil’, as novelas da casa renderam baixa audiência, e levando em conta os números anuais, foi o mais baixo de todos os tempos da TV. O BBB13, goste-se ou não, com as novidades de trazer uma leva de antigos participantes, rendeu 25 pontos em sua estreia, 9 a menos que em 2012, quando havia atingido seu menor patamar histórico.

Ainda que o automobilismo esteja completamente em baixa nestas terras, pela ausência de títulos e pelos maus tratos da entidade que o comanda, é necessário verificar que o povo procura outras formas de entretenimento: os canais a cabo, a internet, o cinema, o teatro, o parque, os restaurantes, as baladas, a vida.