Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

O Lula do automobilismo

SÃO PAULO | Se as eleições municipais acabaram — e em casos como cá deixaram a cidade um pouco mais respirável —, o pleito da CBA está por vir. E os bastidores seguem fervilhando, no vaivém da busca de um adversário para Cleyton Pinteiro. De início, Dione Rodrigues de Souza, da federação do DF e […]

SÃO PAULO | Se as eleições municipais acabaram — e em casos como cá deixaram a cidade um pouco mais respirável —, o pleito da CBA está por vir. E os bastidores seguem fervilhando, no vaivém da busca de um adversário para Cleyton Pinteiro.

De início, Dione Rodrigues de Souza, da federação do DF e vice de Pinteiro, surgiu como rival ao atual presidente depois que farpas entre os outrora aliados foram trocadas por e-mail. Tempo depois, Dione desistiu da candidatura, e parecia que o atual comandante seria reeleito sem sustos por mais quatro longos anos.

Mas o que se ouve aqui ali é a volta de Carlos Col à cena. O conselheiro da Vicar tem falado a interlocutores próximos que Pinteiro não vai permanecer no cargo — os dois também romperam relações. Col garante que não será o adversário, mas que já tem uma candidatura de oposição com o apoio de pelo menos cinco federações. O nome a ser lançado é mantido em segredo, mas “vai surpreender e agradar todo mundo”.

Numa visão global, Col, homem forte do esporte a motor brasileiro, age tal qual a figura de Luiz Inácio Lula da Silva nos dois últimos pleitos, em que apoiou a chegada de Dilma Rousseff à presidência do Brasil e de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. O novo mandato da CBA tem início em março de 2013.