Blog do Victor Martins
F1

Terra do yo-gashi

SÃO PAULO | Deu gosto de ver o povo japonês ocupando grande parte das arquibancadas para meros treinos livres da F1 e nada mais. Aliás, a F1 é meio maldosa com um povo que proporciona uma grande história, tanto pela pista de Suzuka e as disputas de título quanto pelas empresas e montadoras que fizeram […]

F1 Grand Prix of Japan - Practice" src="https://victor-martins.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2012/10/153407767-682x1024.jpg" alt="" width="434" height="651" />SÃO PAULO | Deu gosto de ver o povo japonês ocupando grande parte das arquibancadas para meros treinos livres da F1 e nada mais. Aliás, a F1 é meio maldosa com um povo que proporciona uma grande história, tanto pela pista de Suzuka e as disputas de título quanto pelas empresas e montadoras que fizeram parte da farra. Os japas chegam lá 6 da manhã e esperam só pela corrida, já que quase não há corridas preliminares.

Os nipos viram o que de fato deve acontecer amanhã, e o que já se esperava: mais um embate McLaren versus Red Bull – e como diria o outro, num discurso contrário, o que não é bom para Alonso. Deu dobradinha da McLaren na primeira sessão, com Button à frente, e Webber na segunda. Curioso que foram com os ‘outros’, como diriam em Lost. Mas Hamilton e Vettel vieram na tocada dos companheiros. E detalhe: Seb com os pneus duros. É destes dois que se aguarda o algo mais. A primeira fila. Mas é bom ficar de olho no alemão.

Só dois ou três décimos aparece o espanhol, ao lado ali da Lotus, que vem bem com Grosjean e passa mensagens muito confortantes para Raikkonen: “Seu carro não está muito seguro”, “recolha, plmdds”, e só falta completar, à la Inspetor Bugiganga, que o carro se auto-destruirá em 5, 4, 3… E o medo dos caras para tirar a maldita caixa do Kers. Até quando vão usar essa parafernália que traz mais perigos do que utilidades? Quem Kers isso?, perguntaria Evelyn Guimarães, com olhar lânguido.

Ôta coisa: digamos que ninguém esperava um calor entre 25 e 27ºC já no outono japonês, sobretudo depois de dias com tufão, muito mais perigoso que o da novela. As imagens em supercâmeras denotavam um desgaste excessivo dos dois tipos de compostos, até mesmo com buracos nas bandas. Não há a menor chance de ninguém fazer menos que duas paradas na corrida, já é possível cravar. Os caras vão ter de acertar na estratégia, e como aconteceu com Pérez na Itália, não seria de todo estranho ver alguém largando no meio do pelotão com uma tática diferenciada e aparecer na frente depois.

E Schumacher, coitado, vai destruindo um carro a cada fim de semana. Que fim de carreira, pelamor. Pisou com a roda dianteira esquerda fora, e só de pegar a terrinha, escapou e deu com força na barreira de pneus, tal qual fizera Di Resta no TL1. Pior ainda foi a asa da Caterham de Petrov voando no fim da reta, no fim do treino. Que fim de feira.

Senna até que foi bastante bem para quem fez um treino só, oitavo, e Massa ficou logo atrás, nono. Brasilino Pacheco está calmo, por ora. E já que os treinos não foram nada além do que são, resta ver Jessica Michibata bem na foto.