Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

A punição de Alceu

SÃO PAULO | Saiu ontem o resultado do julgamento do caso Alceu Feldmann, e a Comissão Disciplinar da CBA corretamente suspendeu o piloto por dois anos por sua recusa em participar do exame antidoping. Sendo o automobilismo e a CBA signatários do código da WADA, a Agência Mundial Antidoping, o tempo de afastamento de Alceu […]

SÃO PAULO | Saiu ontem o resultado do julgamento do caso Alceu Feldmann, e a Comissão Disciplinar da CBA corretamente suspendeu o piloto por dois anos por sua recusa em participar do exame antidoping.

Sendo o automobilismo e a CBA signatários do código da WADA, a Agência Mundial Antidoping, o tempo de afastamento de Alceu tem de ser similar de quando um atleta teve testado positivo para uma substância dopante.

O advogado de Feldmann vai recorrer da decisão, que vai para a instância maior, o STJD da entidade. Dificilmente deve reverter a decisão da Comissão Disciplinar. Alceu foi mal assessorado naquele 6 de maio, quando seu nome foi sorteado para coleta da urina após a corrida no Velopark. Se tinha, de fato, a garantia de que teria a TUE, documento que lhe dá respaldo para tomar determinado remédio com substância dopante, o negócio era simplesmente fazer para ter base na sua defesa.

Alceu, por enquanto, não vai se manifestar. Talvez o faça se o silêncio for grande demais com outros casos.