Blog do Victor Martins
F1

A opção de Alonso

SÃO PAULO | Hoje Alonso revelou à imprensa o que mais ou menos se esperava que fizesse na Ferrari — e na Renault; na McLaren, não tinha como palpitar para rifarem Hamilton: que tem poder de escolha e/ou veto de seus possíveis companheiros. Talvez soe meio pesado que seja la Chiliquenta que dê o aval, […]

SÃO PAULO | Hoje Alonso revelou à imprensa o que mais ou menos se esperava que fizesse na Ferrari — e na Renault; na McLaren, não tinha como palpitar para rifarem Hamilton: que tem poder de escolha e/ou veto de seus possíveis companheiros.

Talvez soe meio pesado que seja la Chiliquenta que dê o aval, mas é difícil imaginar um cenário que, diante de uma lista, não seja ele quem decida. Com Massa, Alonso é maniqueísta: às vezes afaga, dizendo que é apenas uma questão de tempo para que Massa se adapte (a quê?), e noutras joga, direta ou indiretamente, que Felipe não consegue ajudar a Ferrari nem a desenvolver o carro nem a somar os pontos dos quais precisa para brigar pelo título de Construtores.

Vez ou outra surgem boatos de quem pode assumir o comando do outro carro vermelho em 2013, caso a Ferrari não surpreenda e estenda o acordo com Massa. No começo do ano, Kubica e Rosberg pintavam como bola da vez; depois do segundo lugar na Malásia e, mais recentemente, o terceiro no Canadá, Pérez é quem aparece bem — auxiliado pelas conversas e elogios de gente da cúpula ferrarista e pelo fato de que a Academia de formação de pilotos do time italiano deve ser patrocinada pela Telmex; Webber, timidamente, Hamilton, que já admite negociações difíceis com a McLaren, e Vettel têm borbulhado no noticiário.

Então Alonso vê a lista: Kubica, Rosberg, Pérez, Webber, Hamilton, Vettel e Massa. O primeiro é amigo, mas não tem condição, por enquanto; o segundo é bom e pode ser uma pedrinha no sapato, sim; o terceiro precisa um pouquinho mais de bagagem — se a intenção é realmente formar uma esquadra forte; o quarto é amigo e tá em fim de carreira, tal, e a Ferrari não optaria por alguém em tão avançada idade para depois pensar em outro; o quinto, apesar de sair falando que não vê problema, mas nem em sonho; o sexto é o melhor da F1 ao lado dele; e o sétimo, ele conhece bem.

Na cabeça de Alonso, a balança aponta para pegar alguém que ajude, mas não lhe atrapalhe — porque o companheiro é o primeiro inimigo. Então, sobram Pérez e Massa. Daí, é possível prever a opção de Alonso por alguém mais Ligeirinho…