Blog do Victor Martins
F-Indy

O que tem pra hoje

SÃO PAULO | A Indy confirmou agora há pouco que não vai a Qingdao, na China. É que tem um festival da cerveja no mesmo fim de semana, sacumé, e daí os organizadores não conseguiram arrumar outra data e acharam por bem não brincar de carrinho. Justo. Cerveja e corrida não combinam. Daí a Indy […]

SÃO PAULO | A Indy confirmou agora há pouco que não vai a Qingdao, na China. É que tem um festival da cerveja no mesmo fim de semana, sacumé, e daí os organizadores não conseguiram arrumar outra data e acharam por bem não brincar de carrinho. Justo. Cerveja e corrida não combinam.

Daí a Indy está procurando uma pista nos EUA que substitua a etapa. Há algumas opções pintando aqui e ali. A elas:

_ Texas: o povo fez a prova lá no último fim de semana, e o temor deu lugar ao alívio. Depois da morte de Wheldon, andar num circuito de 1,5 milha com inclinação era um medo geral. Mas com a diminuição da área da pista, as filas de três carros foram evitadas e nenhum acidente grave foi registrado. Assim, o oval foi bem aceito e está bem cotado para receber novamente a categoria.

_ Pocono: a última vez que recebeu a Indy foi em 1989. Deixou o calendário por questões financeiras. Costumava receber uma prova de 500 Milhas. Está como segunda opção na mesa de Randy Bernard.

_ Laguna Seca: corre por fora na disputa, com o asterisco de que é uma pista tradicional e entraria no lugar de um circuito misto/de rua. O Mazda Raceway, nome oficial, fica na Califórnia e tem a famosa curva Saca-rolha, onde Alessandro Zanardi fez uma das mais belas ultrapassagens, senão a mais bela, do automobilismo, sobre Bryan Herta em 1996.

_ Elkhart Lake: é uma opção remota porque a tentativa é de usar o mesmo fim de semana em agosto que estava marcado para Qingdao. Acontece que naquela data haverá prova da Nationwide e a programação do fim de semana já está toda feita.

Particularmente, não escolheria nenhuma das opções acima. Michigan, em outra prova de 500 Milhas, seria interessante.