Blog do Victor Martins
Stock Car

A volta do doping

SÃO PAULO | Tá lá no Grande Prêmio a matéria que mostra o novo caso de doping do automobilismo brasileiro, ilustrado pelo catarinense radicado no Paraná Alceu Feldmann. Semana passada, havia mencionado aqui no blog, superfluamente, sobre o caso. Feldmann espera há um tempo — perto de dois anos, segundo pessoas próximas — o TUE, […]

SÃO PAULO | Tá lá no Grande Prêmio a matéria que mostra o novo caso de doping do automobilismo brasileiro, ilustrado pelo catarinense radicado no Paraná Alceu Feldmann. Semana passada, havia mencionado aqui no blog, superfluamente, sobre o caso.

Feldmann espera há um tempo — perto de dois anos, segundo pessoas próximas — o TUE, uma autorização da WADA que lhe permite fazer uso de remédios com substâncias teoricamente proibidas para um atleta por questões hormonais. Alceu tem uma garantia, verbal, do Dr. Dino Altmann, responsável pela realização dos exames no Brasil.

A garantia, no entanto, não foi suficiente. Aconselhado por advogados, Feldmann não realizou o exame obrigatório no Velopark, terceira etapa da Stock Car, ocorrida no início de maio. A coisa vai parar na esfera judicial, claro, porque em análise superficial há erro das duas partes — a CBA, enquanto autoridade nacional e vinculada à WADA, deveria tê-lo afastado das pistas por dois anos, e não por 30 dias; e tem a questão da palavra de Altmann.

E só um acréscimo: outros cinco pilotos proveram suas respectivas urinas para o exame. Favor não estranhar se um deles for solicitado a fornecer uma contraprova.

Adendo 1: uma questãozinha aqui, na chegada da noite: se a CBA já sabia que Alceu havia se recusado a fazer o exame, isso no dia 6, por que demorou 19 dias para anunciar sua punição?

Por que esperou acontecer a prova de Ribeirão Preto e deixou que Alceu corresse, hein? A CBA achava que ninguém sabia do caso até então?

Será que houve, digamos, um acordo entre Alceu e a CBA? Até porque, sabendo do caso, a WA Mattheis correu no dia seguinte para arrumar um piloto substituto para o lugar de Feldmann…