Blog do Victor Martins
F1

Terra do Sistema d’Hondt, 2

SÃO PAULO | Hamilton ou Maldonado, Maldonado ou Hamilton, e assim a F1 pelo menos lança aos touros, não aos da Red Bull, que pode, sim, ter um quinto vencedor diferente no domingo. Melhor ainda se fosse Maldonado, bolivariano, venezuelano, da Williams, de Frank Williams, 70 anos hoje, parabéns, Frank, te mando o presente depois […]

SÃO PAULO | Hamilton ou Maldonado, Maldonado ou Hamilton, e assim a F1 pelo menos lança aos touros, não aos da Red Bull, que pode, sim, ter um quinto vencedor diferente no domingo. Melhor ainda se fosse Maldonado, bolivariano, venezuelano, da Williams, de Frank Williams, 70 anos hoje, parabéns, Frank, te mando o presente depois que a grana já tá curta. E o mais engraçado dessa história é que, num pensamento além, vai que seja Maldonado: a gente estava apostando que seria a Lotus ou, no máximo, a Sauber a nova equipe a vencer.

Vai, é a F1 dos sonhos, essa. Aquela que todo mundo sempre quis ver e que quem tem uns 30 anos nunca pôde acompanhar, tipo eu, jovem que sou. Ninguém pode falar que um time domina ou mesmo um piloto. Vettel, vejam só, líder do campeonato e trololó, larga em oitavo. Chance de vencer? Mínima. E grande é a possibilidade de perder a liderança.

Para Hamilton? Pode ser — isso se não tomar a punição por ter parado sem combustível na pista; se isso acontece em São Paulo, na Marginal, por exemplo nego ia tomar multa; então creio ser justo que Lewis leve uma punição e que a McLaren fique com os pontos na carteira pra largar a mão de ser besta. Para Button, dificilmente, afinal o lorde Byron só larga lá atrás, 11º. Webber, pff!, do lado de Button, e o máximo que ele vai conseguir amanhã é chegar em quarto, anotem.

Sobre o treino em si, o desempenho de LH no Q2 e no Q3 foram de coçar a cabeça do resto da galera: meio segundo na rapa toda, rapa que vem junta, rapa que tem Maldonado, a Ferrari de Alonso, as Lotus de Raikkonen e Grosjean e as Sauber de Pérez e do Mito Kamutcho. Contornando a primeira curva amanhã em primeiro, Hamilton tem lá sua grande oportunidade de tirar a uruca. Só que precisa de 1) que os pneus se comportem bem, e ele não tem lá muito jeito com isso, 2) que a McLaren apresente um ritmo decente de corrida, fato que só fez na Austrália, e 3) que o pessoal do pit-stop não atrapalhe sua vida.

Maldonado é o elemento surpresa da prova. Loco, pero rápido. Inconstante. Meio que show-man. Do estilo Hamilton de ser. Pica-Pau de polainas. Ou seja, vai que amanhã dá nos cornos dele de ir dividir a freada. Capaz de Hugo Chávez ficar em Cuba pra tratar dos nervos.

E os brasileiros, hein? Fizeram a Globo ter menos de 5 pontos no Ibope no fim da classificação. Porque Senna, que diz ter sido atrapalhado por Massa, foi lá forçar para sair da 18ª posição e jogar Vergne para o cadafalso e se viu atolado na brita. É, o companheiro de Maldonado. Ou seja… E Massa, que também alegou tráfego, sai do lado de Bruno. É, o companheiro de Alonso, terceiro no grid. Brasilino Pacheco, o maior torcedor dos atletas desta terra que conheço, tem de ter muita paciência.

Palpite? Bom, considerando as três primeiras filas, são cinco chances de se ter um ganhador distinto. Problema é que é Alonso ali para enchouriçar. A tendência é que dê Hamilton. Mas que ia ser engraçado Pastor vencer, ô, se ia…

Adendo 1: E Hamilton foi punido. Ora, ora. Maldonado na pole. É hoje que Chávez Candanga não dorme. Mas do jeito que se configura o grid, com um piloto rápido porém não muito constante, com uma Ferrari duvidosa e duas Lotus atrás, o favorito para a corrida nas CNTP é Raikkonen. A ver.