Blog do Victor Martins
F1

Bahrein desnecessário

SÃO PAULO | A foto é da TV Al Jazeera e representa o quanto continua perigoso para que a F1 saia da China para ir ao Bahrein na semana seguinte. Os organizadores do GP mantém a corrida firme, tal como FIA e FOM. Ninguém se manifesta contra publicamente, nenhuma viv’alma com personalidade suficiente para expor […]

Faltando pouco menos de duas semanas para GP do Bahrein, clima segue tenso (Foto: Al Jazeera)

SÃO PAULO | A foto é da TV Al Jazeera e representa o quanto continua perigoso para que a F1 saia da China para ir ao Bahrein na semana seguinte. Os organizadores do GP mantém a corrida firme, tal como FIA e FOM. Ninguém se manifesta contra publicamente, nenhuma viv’alma com personalidade suficiente para expor seus colhões e dizer que não vai àquelas terras para compactuar com sistemas políticos ou pôr em risco vidas. O The Guardian confirma que pelo menos uma equipe não quer participar da corrida e que aguarda um posicionamento — cancelamento — da federação-máter, agora a menos de duas semanas da data estipulada.

Enquanto isso, as equipes preferem trabalhar no anonimato e emitir dois tipos de passagens, uma para a Europa e outra para Manama, segundo o The Times. Se a princípio a tendência era que o GP voltasse a ser rifado do campeonato, a confirmação de uma etapa do campeonato de kart no Bahrein demonstra um sincero dar de ombros dos dirigentes. Numa linguagem clara, a FIA e a F1 estão pagando pra ver — e não é o dinheiro que o reinado barenita despeja na conta de Bernie Ecclestone.

A F1 não precisa do Bahrein. Nem em termos de competição nem por esta maldita grana sobre a qual adora se debruçar. A indiferença com que trata o episódio, e pela segunda vez, há de lhe doer. E ao que parece, num futuro bem próximo, com consequências que podem deixar manchas eternas nestas gentes que se cegam por cifras.

Aliás, vale ler no Esporte Fino a razão do conflito antimonárquico, ligeiramente diferente da onda árabe que levou à queda de ditadores e ainda provoca embates beligerantes naquela região do planeta, em explicação retumbante de Zé Antonio Lima.

PS: Será que Bernie e seus asseclas vão acionar legalmente o manifestante que fez do logo da F1 uma arte?