Blog do Victor Martins
F-Indy

A corrida do imposto

SÃO PAULO | Não deve ter sido privilégio só meu ter recebido o não muito aprazível carnê de pagamento do IPTU com uma foto de uma corrida porque as pessoas responsáveis por tal mal devem saber que milito no jornalismo desta área há alguns anos. Assim, os moradores desta não muito sossegada cidade de São […]

SÃO PAULO | Não deve ter sido privilégio só meu ter recebido o não muito aprazível carnê de pagamento do IPTU com uma foto de uma corrida porque as pessoas responsáveis por tal mal devem saber que milito no jornalismo desta área há alguns anos. Assim, os moradores desta não muito sossegada cidade de São Paulo devem ter visto em suas caixas de correio o mesmo papel de cobrança.

É uma foto singela, puxa vida, que quebra os padrões normais, burocráticos e frios. Há uma cor naquele papel, como se fosse um alento para quem paga o imposto da sua casa, própria ou não.

Mas não é bem isso, a gente sabe bem, a foto que ali está é uma promoção da corrida que vai acontecer ainda neste mês, no fim do mês, a corrida da Indy, a corrida no Anhembi, a corrida às margens do Tietê. Dia 29 de abril, como bem indica a data da foto.

Por promoção, entendo que a prefeitura paulistana esteja fazendo uma propaganda em seu carnê de IPTU a seus habitantes da etapa que vai correalizar (que palavra horrível) com a TV Bandeirantes. Mas noto, com certa rapidez, que a foto não me remete bem à Marginal ou à Olavo Fontoura ou à reta do sambódromo.

Reparo a reta principal, a curva de um circuito oval, o povo ali atrás na arquibancadas, o alambrado à esquerda, o muro dos boxes e os integrantes das equipes com as placas, a linha de tijolinhos e posso concluir, com quase certeza, que é Indianápolis.

Considerando que seja em Indianápolis, posso ainda ter algumas dúvidas, noto que a foto parece ter Helio Castroneves ali à esquerda, com Vitor Meira logo atrás, isso está claro. Meira correndo na Panther. E tem um carrinho verde ali atrás que posso garantir ser Tony Kanaan. Na Andretti. Posso assentir que a foto é de 2008 ou 2009, e imagino que são tempos difíceis, estes, para se buscar uma imagem ligeiramente mais recente da corrida.

Entendo que a prefeitura deste douto prefeito no qual não votei precise angariar cada vez mais dinheiro, até porque já criou muitas proibições com as quais tenta lucrar, mas, puxa vida, cobrar-me IPTU de Indianápolis talvez seja um exagero. É bem verdade que estive três vezes lá, mas não julgo que seja motivo para me sobretaxar do uso do hotel e das dependências do famoso autódromo localizado em town of Speedway, Indiana, USA.

Se insistirem, talvez eu considere propaganda enganosa o que eles tentam me vender no carnê e tome a terrível medida de ir ao Reclame Aqui.