O que mudou neste tempo todo na Copa Montana e em Interlagos? O que a Comissão de Pilotos, criada às pressas, pressionante e iminentemente atuante em seu início, fez na prática para que mortes fossem evitadas? A Comissão de Pilotos ainda existe? Se sim, ouve realmente e dá atenção aos pilotos da categoria de base? A JL fez alguma mudança nos carros? Trouxe mais segurança? O fato de a Montana deixar de existir no fim do ano poupou esforços?
Pergunto isso porque não tenho a resposta clara, de fato. Tenho lá minhas suposições, pra não dizer certezas. Sobre Interlagos, posso dizer: a proposta de obras na Curva do Café está devidamente parada. E digo mais: dificilmente vai sair algo daquele angu, que tem nomes: SPTuris e CBA.
Faz um ano, e tudo foi tratado como paliativo — chicane e bandeira amarela, por exemplo. A Stock Car esteve lá em Interlagos semana passada, e ninguém tinha noção exata das ações dos órgãos responsáveis. Porque custa caro. Porque dá trabalho. Porque, para estas gentes aí, é mais fácil torcer e rezar. A fé não costuma faiá.