Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

Um ano sem Sondermann

SÃO PAULO | Faz um ano que Gustavo Sondermann morreu na primeira etapa do campeonato da Copa Montana do ano passado, em Interlagos. Há até uma hashtag rolando no Twitter, #SondermannEterno, criada, se não me engano, por Pedro Boesel. Bela homenagem e tal. Mas vamos à prática das consequências e a algumas questões. O que mudou […]

SÃO PAULO | Faz um ano que Gustavo Sondermann morreu na primeira etapa do campeonato da Copa Montana do ano passado, em Interlagos. Há até uma hashtag rolando no Twitter, #SondermannEterno, criada, se não me engano, por Pedro Boesel. Bela homenagem e tal. Mas vamos à prática das consequências e a algumas questões.

O que mudou neste tempo todo na Copa Montana e em Interlagos? O que a Comissão de Pilotos, criada às pressas, pressionante e iminentemente atuante em seu início, fez na prática para que mortes fossem evitadas? A Comissão de Pilotos ainda existe? Se sim, ouve realmente e dá atenção aos pilotos da categoria de base? A JL fez alguma mudança nos carros? Trouxe mais segurança? O fato de a Montana deixar de existir no fim do ano poupou esforços?

Pergunto isso porque não tenho a resposta clara, de fato. Tenho lá minhas suposições, pra não dizer certezas. Sobre Interlagos, posso dizer: a proposta de obras na Curva do Café está devidamente parada. E digo mais: dificilmente vai sair algo daquele angu, que tem nomes: SPTuris e CBA.

Faz um ano, e tudo foi tratado como paliativo — chicane e bandeira amarela, por exemplo. A Stock Car esteve lá em Interlagos semana passada, e ninguém tinha noção exata das ações dos órgãos responsáveis. Porque custa caro. Porque dá trabalho. Porque, para estas gentes aí, é mais fácil torcer e rezar. A fé não costuma faiá.