Blog do Victor Martins
F1

Terra do wombate, 2

SÃO PAULO | Hum, então quer dizer que a McLaren é a nova Red Bull, é isso? Pela voltaça final de Hamilton no Q3, a de prima, é o que parece. Tem um pensamento mais além sobre esse neo-Hamilton, mas fica pra depois. E Button, que falaram aí que não é bom de volta rápida […]

Australian F1 Grand Prix - QualifyingSÃO PAULO | Hum, então quer dizer que a McLaren é a nova Red Bull, é isso? Pela voltaça final de Hamilton no Q3, a de prima, é o que parece. Tem um pensamento mais além sobre esse neo-Hamilton, mas fica pra depois. E Button, que falaram aí que não é bom de volta rápida e não sei o quê, chegou bem perto no fim para mostrar que carro de F1 bom não tem degrau. É um tapa na cara da cretinice que assolou os engenheiros — e neles está incluso Adrian Newey — de não pensar em nada além daquela saliência de ornitorrinco.

A inversão de forças na F1 é clara: se os taurinos estavam se acostumando a enfiar uma naba de cerca de meio segundo na rapa, tomaram o mesmo na classificação de hoje. E para Vettel, o negócio foi tão ruim que até de Webber ficou atrás. O bicampeão largando em sexto, quem diria, vai lutar pelo pódio, e olhe lá. Sua briga, pelo jeito, é outra.

O mundo de Vettel, agora, é Lotus e Mercedes. Lotus com Grosjean, porque Raikkonen afinou. Pelo menos as declarações dele são espetaculares. “Não pensei que tinha de dar outra volta”, soltou o finlandês depois de amargar sua prematura saída no Q1, 18º lugar, inclusive tirando de Massa um vexame colossal. A história de Romain é daquelas que vão ser contadas apropriadamente em um futuro próximo: o cara que falhou ao substituir quem mostrou uma falha ainda maior, de conduta, e por tal parecia sem rumo e agora volta, pela mesma equipe, com outro nome e comando, absolutamente por cima. E tem o time de Ross Brawn e seu possível novo achado — agora legal? —, um duto frontal ativado concomitante ao DRS.

Maldonado foi bem demais com essa Williams que evoluiu, sim. E Senna poderia ter vindo no embalo não tivesse sido cauteloso e pouco agressivo, como falou à TV. Ao menos, e isso é sempre ótimo, Bruno não se deixa levar pelas lamúrias e fala na lata, sem hesitações. Vai largar em 14º num pelotão intermediário que está bem embolado. Tem a Toro Rosso, muito bem com os novatos Ricciardo e Vergne, a ótima Sauber que falhou na hora que devia — porra, mito!, 13º é pouco —, a Force India, que, sei lá, meio que decepcionou um pouco, e esse arremedo de Ferrari.

Aliás, cêis aí são engraçados. Quando pintou aquele carro esquisito da Delta Wing, aquela proposta maluca de ser o novo chassi da Indy com visual de cabine de astronauta, todo mundo ficou fazendo chacota, galhofa e chiste de que o carro não fazia curva e não sei o quê, agora eles vão correr em Le Mans e com motor Nissan e tal… Por que ninguém fala que aquele Lego Rosso quadrado mal consegue tangenciar? Seus fracos.

Alonso errou na curva 1, foi parar na brita. Uh!, agora quero ver falar mal como foi com Massa ontem. Tanto Alonso, quanto Schumacher e Vettel nos treinos livres, erraram, escaparam e terminaram seus trabalhos com antecedência. Erros, ainda mais com estes carros instáveis. Mas não me consta que nenhum dos três esteja sob pressão ou ainda tenha que provar algo, nem tenha freado com roda na grama no molhado. Feio foi o piti, outro, que Fernandita teve, noffa!, como se ao fiscal fosse atribuído o fardo de os italianos terem feito uma homenagem ao carro de 1992, revolucionário porém pífio. The cat is on the roof. The sea is not for fish. The house fell down. E é claro que em Maranello já devem estar pensando na versão B da F2012.

E Massa se vê de novo com problemas de pneus e aquecimento. Falou que o carro não tem aderência e, pois, não tem equilíbrio. E mesmo tendo participado de todo Q2, levou nas costas 1 segundo da Chiliquenta de Oviedo. Não podia começar pior o périplo de Felipe para se manter na equipe e, quiçá, na F1. Aliás, o que a HRT faz se mantendo como ~equipe~ na F1? Ficaram 1s5 acima dos 107% de classificação. Karthikeyan atrapalhou tanto todo mundo no treino que, se forem aplicar todas as punições que merece, só poderia largar com permissão da FIA na quarta-feira. E De la Rosa, bem, ele que escolheu encerrar a carreira assim, melancólico.

Que venha a corrida, que deve ser daquelas de segurar a peruca. A briga deve ser entre Hamilton e Button. E como desta vez Lewis não tem um Felipe para disputar posições, pinta como favorito à vitória no Parque do Alberto.