Blog do Victor Martins
F1

Apanhado dos testes

GRAVATAÍ | De volta, e ajeitando a casa aqui. Os testes da F1 em Barcelona acabaram hoje, e os resultados já começam a apontar algumas direções nesta temporada. Por exemplo, a dúvida de Vettel sobre o desempenho da Red Bull já pode ser dirimida — agora, o bicampeão já vê o RB8 como “sexy, agradável, […]

pic.twitter.com/aUV7gaTiGRAVATAÍ | De volta, e ajeitando a casa aqui. Os testes da F1 em Barcelona acabaram hoje, e os resultados já começam a apontar algumas direções nesta temporada.

Por exemplo, a dúvida de Vettel sobre o desempenho da Red Bull já pode ser dirimida — agora, o bicampeão já vê o RB8 como “sexy, agradável, quase uma mulher”. Esse cara é genial, e ele vai dar as cartas nas primeiras provas. Se não foi o mais rápido todos os dias, o carro taurino mostrou consistência sem precisar apelar para os pneus supermacios da Pirelli. Aliás, falam que Adrian Newey inventou um sistema para direcionar os gases aquecidos pelo triângulo da suspensão traseira e levá-los ao difusor. Uau.

A Ferrari segue sendo uma incógnita, e Luca di Montezemolo deve passar mais um ano reclamando do desempenho da equipe, cobrando e fazendo aqueles discursos que ficam no intermédio da motivação com a ameaça. E para Massa, uma F2012 ruim é mais do que ruim.

A McLaren ainda não disse muito a que veio em termos de resultados de tabela de tempos, mas surge novamente como a possível rival da Red Bull — ou, pelo menos, ao terceiro lugar no pódio. É sempre bom lembrar a frase que o time soltou no Twitter antes mesmo das práticas em Jerez, algo como “estamos aqui para testar”. O único pormenor é que Hamilton  vem e já se mostra descontente com o MP4-27. E Button, nestas, vai ganhando (mais) moral ali nos muros de Woking.

Já a Lotus, que parecia ser a grande surpresa, apresentou um problema ainda não muito bem explicado em seu chassi e perdeu a semana para consertá-lo. Assim, tal caráter passa a essa Force India, com uma dupla jovem e boa. E com o VMJ05 bem feitinho e as demais cambaleando, sonhar com algo mais alto neste começo de ano não é tão irreal assim. A Mercedes já está com um discurso de “melhoramos, mas não o suficiente”. Ou seja: briga lá pelo quarto lugar e só.

A Williams até que deu uma melhoradinha, mas por enquanto insuficiente para se pensar em algo que permita avançar no grid. Talvez ali brigando com a Sauber, que pena para achar confiabilidade no C31 — mas pelo menos ganhou um mascote muito bem adaptado a esta fase da F1 —, e um pouco atrás da Toro Rosso, que saltou bem. A Caterham, coitada, será a décima colocada de novo, ainda mais com Petrov no lugar de Trulli.

E como vocês sabem, as outras duas são o resto do resto.