Blog do Victor Martins
F1

Menos Galvão

SÃO PAULO | Principal narrador brasileiro e voz da F1 nas últimas três décadas, Galvão Bueno vai começar deixar aos poucos do comando das transmissões da categoria a partir de 2012. É o que informa a jornalista Keila Jimenez, da Folha, em sua coluna de hoje. Galvão, que pretende se aposentar em 2014, depois da […]

SÃO PAULO | Principal narrador brasileiro e voz da F1 nas últimas três décadas, Galvão Bueno vai começar deixar aos poucos do comando das transmissões da categoria a partir de 2012. É o que informa a jornalista Keila Jimenez, da Folha, em sua coluna de hoje.

Galvão, que pretende se aposentar em 2014, depois da Copa do Mundo no Brasil, pretende se dedicar a outros projetos. É provável que ainda narre a maior parte das 19 ou 20 provas do ano que vem — mas não tanto quanto as 15, por exemplo, em que esteve neste ano.

O afastamento de Galvão vai se dar num momento em que a F1 e o automobilismo brasileiro se encontram em queda em termos de audiência. Nunca foi tão baixo o Ibope da Globo — o GP do Brasil deu 13 pontos e a média no ano foi pouca coisa superior a 10.

Em outras palavras, pode-se dizer que Galvão, que está num patamar de astro, não é narrador de 10 pontos. E já deve ter notado que o futuro dos brasileiros na F1 não vai mudar esta situação. Por ora, só Massa está garantido na temporada do ano que vem.

A Globo deve investir mais em sua nova menina dos olhos, o MMA. Notoriamente, Galvão se empolgou com o UFC, esquerda, esquerda, esquerda, direita, direita, acabou. E é o narrador da seleção brasileira no futebol. Coincidentemente, a emissora vai voltar a investir na Stock Car e tem planos para o Brasileiro de Marcas num futuro próximo. Seria só coincidência? Hum.

E quem seria o melhor narrador para substituir Galvão no comando das transmissões da F1 e do automobilismo em geral na Globo?