Blog do Victor Martins
F1

Kimi voltou

SÃO PAULO | E a Lotus ficou ali à espreita e na moita para ver o que ia dar entre Williams e Raikkonen, viu que não rolou, e diante de seu desespero para ter alguém com nome forte e retumbante, foi lá e laçou o Vodka Finlandia por dois anos. Correram pra fazer fotos, vídeos, […]

SÃO PAULO | E a Lotus ficou ali à espreita e na moita para ver o que ia dar entre Williams e Raikkonen, viu que não rolou, e diante de seu desespero para ter alguém com nome forte e retumbante, foi lá e laçou o Vodka Finlandia por dois anos. Correram pra fazer fotos, vídeos, esquema ‘breaking news’. Realmente está com cara de que foi tudo acertado às pressas, durante o fim de semana — o nome de Eric Boullier, chefe do time, nem aparece no comunicado de imprensa; quem comenta o acordo é o diretor do Genii, Gérard Lopez. Danados.

A análise do fato começa pela preparação de Raikkonen. Mesmo sem a F1 ter mudado muito tecnicamente, ficar afastado dela por duas temporadas o fez perder parte da habilidade e do reflexo naturais para guiar um carro desta natureza. Kimi só terá dez dias de testes para se readaptar, segundo o esquema de pré-temporada em 2012. É bem pouco para quem também precisa avaliar um modelo que contará com uma mudança técnica importante, a do difusor sem seus gases aquecidos.

E numa análise mais pontual, como diria Cleber Machado, Raikkonen está fora da F1 há quatro anos. Pensem.

Um acordo de dois anos com um piloto do calibre de Raikkonen significa um gasto salarial considerável. Usando o que pediu para correr na Williams, € 12 milhões, a equipe sinaliza duas coisas com isso: que Kubica não vai voltar — o dispêndio com um segundo piloto de grande porte seria enorme, e a Lotus ainda não tem cacife financeiro para se bancar dessa forma — e que o companheiro de Kimi nestas temporadas deve ser aquele que mais levar dinheiro para o time. A impressão que fica é que o fracasso nas negociação entre Williams e Raikkonen e a consequente assinatura com a LRGP ferrou com a vida de Grosjean.

Senna e Petrov. Não será uma briga de chiuaua. O negócio é de cachorro grande. Daquela lista extensa lá, só Sutil é quem poderia aparecer ali com alguma chance.

Claro que o retorno de Kimi se torna, por ora, o grande charme da próxima temporada, que terá seis campeões mundiais. Apesar de ser uma contratação ousada e bastante discutível do ponto de vista prático e de resultados.