Blog do Victor Martins
F1

Audiência baixa

SÃO PAULO | Sinal dos tempos: o GP do Brasil do último domingo em Interlagos foi tão desinteressante que nem foi o mais visto do ano pela TV, segundo a medição do Ibope. Acostumada a ser decisiva nos últimos anos, portanto tendo bastante audiência, a prova que fechou o calendário de 2011 da F1 teve […]

SÃO PAULO | Sinal dos tempos: o GP do Brasil do último domingo em Interlagos foi tão desinteressante que nem foi o mais visto do ano pela TV, segundo a medição do Ibope.

Acostumada a ser decisiva nos últimos anos, portanto tendo bastante audiência, a prova que fechou o calendário de 2011 da F1 teve apenas 13 pontos de média na Globo — medição feita em São Paulo — e foi menor que os números apresentados naquele maluco e molhado GP do Canadá, em que a média foi a 15 — e a corrida não foi transmitida inteira.

No ano passado, o GP do Brasil, que ainda via o título indefinido, teve 16 pontos. Em 2009, a audiência foi de 26. Na decisão que quase fez de Massa campeão em 2008, chegou a 33. Isto é, em três anos, o número de espectadores caiu 60%.

A situação também corrobora aquela velha cultura brasileira: a de acompanhar os atletas nacionais apenas quando estão em alta.