Blog do Victor Martins
F1

Brasil, 40

SÃO PAULO | Nelson Piquet, do Brasil… aos ouvidos mais jovens, é uma chamada que chega a ser rara, acostumada a Ayrton Senna e ao tema da vitória, Brasil-sil-sil. Ugh!, mas este é o GP do Brasil mais afeito à torcida da história de 40 anos. Naquele Jacarepaguá que todos gostariam de vê-lo vivo e […]

SÃO PAULO | Nelson Piquet, do Brasil… aos ouvidos mais jovens, é uma chamada que chega a ser rara, acostumada a Ayrton Senna e ao tema da vitória, Brasil-sil-sil. Ugh!, mas este é o GP do Brasil mais afeito à torcida da história de 40 anos. Naquele Jacarepaguá que todos gostariam de vê-lo vivo e ativo, em 23 de março de 1986, Piquet e Senna fizeram dobradinha e ergueram a bandeira no pódio.

Senna fizera a pole com sua Lotus Renault, mas Piquet, de Williams, tinha mais carro na corrida. Ayrton foi ameaçado por Nigel Mansell na largada, mas o inglês acabou abandonando ao tentar ultrapassar o brasileiro na Curva Sul — foi parar no guard-rail. Na sequência, Piquet assumiu a liderança, que só foi perdida na tática dos boxes para Alain Prost e devidamente recuperada em pista. “Foi a vitória mais fácil da minha vida”, disse Piquet à época.

Aqui está a última volta da corrida que entra no top-10 dos momentos da F1 no Brasil. Pessoal do Rio e outras praças estiveram lá?