Blog do Victor Martins
A várzea de rodas

A várzea de rodas, 6

SÃO PAULO | E Geraldo Piquet acabou tomando um gancho de 30 dias por ter provocado o acidente com Felipe Giaffone na etapa da F-Truck realizada há menos de duas semanas em Curitiba. A punição foi revelada pelo próprio piloto em seu Twitter — porque, claro, não foi ainda divulgada pela CBA —, onde desde […]

SÃO PAULO | E Geraldo Piquet acabou tomando um gancho de 30 dias por ter provocado o acidente com Felipe Giaffone na etapa da F-Truck realizada há menos de duas semanas em Curitiba. A punição foi revelada pelo próprio piloto em seu Twitter — porque, claro, não foi ainda divulgada pela CBA —, onde desde então trava uma batalha de mensagens em 140 caracteres com o rival das pistas.

No momento do acidente, cheguei a dizer também no Twitter que, se a Truck fosse uma categoria minimamente séria, aplicaria uma punição a Geraldo, retardatário naquela corrida — não importa se tinha problema no freio, cisco no olho, quero-quero atrapalhando; deveria ter sido prudente e não ido dividir a freada do S com Giaffone. Claro que a gente bem sabe que não parte da Truck uma pena; ela sai da cachola da CBA e de seu STJD.

O egrégio STJD, como diz um advogado aí, reuniu-se ou vai se reunir às pressas, do que se depreende. Aí está a estranheza da questão.

O Tribunal da CBA não costuma agir tão rápido assim. Dias atrás, até dedilhei alguns parágrafos no capítulo anterior desta novela. Campeonatos terminam sub judice a rodo no Brasil. Como aconteceu com o Trofeo Linea, que até agora não sabe quem é seu vice porque o supracitado STJD não avaliou os recursos impetrados por Allam Khodair e André Bragantini contra uma desclassificação técnica na segunda corrida da etapa de Londrina, ocorrida há quatro meses. Ou ainda o de Galid Osman, que quis reaver sua vitória em Brasília na Copa Montana que lhe foi levada. Ou mais longe, como campeonatos na terra — o de 2005 ninguém sabe quem venceu…

Pois em dez dias se juntaram e puniram Piquet, que não vai poder correr em Brasília e, assim, está fora da disputa pelo título truckiano e consagra mais uma vez Giaffone. “Jamais gostaria de ganhar no tapetão”, falou Felipe a Geraldo agora à noite, “também jamais gostaria de tomar uma porrada proposital”, e Giaffone jura que o concorrente admitiu que assim o fez lá na pista momentos depois do choque. Geraldo respondeu que Felipe “mexeu seus pauzinhos” e tal.

Sem nenhuma acusação, é relevante adicionar ao caso que Giaffone tem relação próxima com a CBA, que o indicou como comissário para o GP do Brasil nos últimos dois anos. Também, Felipe integra, a pedido da entidade, a Comissão de F-Truck da FIA e é conselheiro da Comissão Nacional de Kart.

Um dos melhores pilotos da Truck e de atributos indubitáveis, Giaffone vai ser declarado campeão sem um embate propício, ao redor de uma história em que entrou aparentemente como vítima, mas que, em virtude da desconfiança que o meio traz e dados os fatos deste enredo, já não deixa ninguém assim tão ileso.

Adendo 1: à Evelyn Guimarães, a assessoria da CBA disse que a Comissão Disciplinar aplicou a punição de 30 dias e que o STJD vai julgar a questão na próxima quarta-feira. Cabe recurso. A história é bem esquisita.