Blog do Victor Martins
F1

Xabu Dhabi

SÃO PAULO | Nada que vá mudar o rumo deste 11/11/11 nem mesmo de 2012 e sua temporada, mas hoje Vettel errou pela quarta vez na temporada, todas numa sexta-feira — e não foi às 11h11 no horário brasileiro de verão. O campeão bateu na Turquia, no Canadá e no Japão, lembram-se? Sempre houve o […]

SÃO PAULO | Nada que vá mudar o rumo deste 11/11/11 nem mesmo de 2012 e sua temporada, mas hoje Vettel errou pela quarta vez na temporada, todas numa sexta-feira — e não foi às 11h11 no horário brasileiro de verão. O campeão bateu na Turquia, no Canadá e no Japão, lembram-se? Sempre houve o lamento e a promessa de um sábado compensador.

Pois em Kurtkoy, em Montreal e em Suzuka, Vettel foi lá e cravou a pole. “Eu já vi esse filme”, diria Américo Teixeira Jr., com as sobrancelhas erguidas e seu estiloso óculos.

E pela sétima vez em 18 provas, a Red Bull ficou sem liderar um dos dois treinos livres do fim de semana. Só que as estatísticas apontam que só na Coreia o resultado foi diferente: Hamilton foi pole lá. Nas demais, todos sabem o resultado.

Esse fim de temporada, insosso por natureza e com corridas sem atrativos, ao menos aproximou McLaren e Ferrari da Red Bull, que usam tais provas como desenvolvimento para o ano que vem, já que as mudanças técnicas são poucas — a maior delas é o fim do difusor com gases aquecidos. Em treinos e classificação, as duas até que tentam.

Ah, claro: deu Button na primeira parte, Hamilton na segunda. Alonso, que também bateu, ainda terminou em terceiro na fase crepuscular.

Outra vez Massa usou aquela asa raspa-asfalto, que balança mais do que técnico do Ceará. É a tentativa da Ferrari em usar um dispositivo dianteiro que incline tanto quanto o da Red Bull, mas que traga eficiência. Ao que se nota, o da Ferrari vem com deficiência. Tanto que a peça foi trocada ao longo da segunda sessão, e Felipe ficou em quarto, 0s009 atrás do companheiro.

Senna só teve chance no treino final por ter de ceder seu carro a Grosjean — que dizem ser o favorito à vaga de 2012, o que não deixa de ser esquisito. Tomou 0s4 de Petrov, o que deve ser desconsiderado. Barrichello, coitado, só pasta com essa Williams, e por mais que diga que esteja tudo tranquilo e tal, acompanha cada movimento da equipe em relação a Raikkonen. Rubens minimiza os contatos, que já são confirmados pelas duas partes. O ‘Turun Sanomat’, jornal finlandês, afirmou que o anúncio sairia neste fim de semana. A ver.

E já que tem de ver, é duro ter de ver essa pista mequetrefe do mundo árabe. Podem ter gastado bilhões para construí-la, mas para mim não vale uma pataca, quanto mais um centavo. Só perde para aquele desastre automobilístico de Yeongam.