Blog do Victor Martins
F-Indy

O cenário da Indy

SÃO PAULO | Até a presente data, 14 pilotos estão devidamente confirmados para a temporada 2012 da Indy, que pode alcançar 32 inscritos regularmente para o campeonato em que estreiam chassi da Dallara e motores Chevrolet e Lotus ao lado dos Honda. As duas principais forças da Indy, Penske e Ganassi, não mudam para o […]

SÃO PAULO | Até a presente data, 14 pilotos estão devidamente confirmados para a temporada 2012 da Indy, que pode alcançar 32 inscritos regularmente para o campeonato em que estreiam chassi da Dallara e motores Chevrolet e Lotus ao lado dos Honda.

As duas principais forças da Indy, Penske e Ganassi, não mudam para o ano que vem. A situação é diferente nos três times que vêm atrás. Newman/Haas, KV e Andretti ainda não estão próximas de anunciar muita coisa.

O campeonato de Oriol Servià o credencia a permanecer outro ano na Newman/Haas. Quarto colocado na classificação geral, o espanhol tem uma estatística interessante — além daquela de sempre, de não vencer: completou 99,6% das voltas disputadas neste ano. James Hinchcliffe, novato do ano, pode permanecer, mas a Andretti também o atrai.

Andretti que deveria ter três presenças certas, mas com a morte de Dan Wheldon, houve a necessidade de preencher a vaga que pertenceu a Danica Patrick e seu carro #7. Marco Andretti e Ryan Hunter-Reay estão lá. Mike Conway ainda negocia e vai disputar vaga com Hinchcliffe, Sébastien Bourdais e Justin Wilson.

Na KV, só Tony Kanaan está garantido — apesar de que ainda necessita de algum patrocínio para inteirar o orçamento do grupo de Jimmy Vasser. É certo que Takuma Sato não fica por seus laços com a Honda. A KV fechou com a Chevrolet.

Panther, Sam Schmidt e HVM têm motores e pilotos definidos, um só para cada, por ora. A primeira segue com JR Hildebrand e a Honda e a terceira, com Simona de Silvestro, mas usando os duvidosos motores da Lotus. A equipe do meio ainda se refaz do acidente fatal de Vegas, mas tem tudo acertado com Simon Pageaud e a montadora japonesa.

Os demais conversam à beça. De resto, só a nova Carpenter é que apresenta uma luz — que, claro, é Ed Carpenter. Dreyer & Reinbold e Rahal Letterman Lanigan têm dois carros disponíveis e devem ser os mais disputados da rapa. A RLL tem Honda, e lá pode ser um dos destinos de Sato. Tal como a Foyt, que não deve renovar com Vitor Meira. Os também brasileiros Bia Figueiredo e Raphael Matos terão ligeira dificuldade para achar um bom equipamento no ano que vem.

Conquest e a estreante Michael Skank vão seguir a HVM e correr de Lotus. Aqui está como o quadro da Indy se apresenta para 2012:

Ganassi Honda: Franchitti, Dixon, Rahal, Kimball
Penske Chevrolet: Power, Castroneves, Briscoe
Newman/Haas Honda: (2 vagas)
KV Chevrolet: Kanaan (+2 vagas)
Andretti Chevrolet: Hunter-Reay, Andretti (+2 vagas)
Panther Chevrolet: Hildebrand
Sam Schmidt Honda: Pagenaud
Foyt Honda: (1 vaga)
HVM Lotus: De Silvestro
Dreyer & Reinbold (?): (2 vagas)
Dale Coyne (?): (1 vaga)
Conquest Lotus (?): (1 vaga)
Fisher (?): (1 vaga)
Bryan Herta (?): (1 ou 2 vagas)
Dragon (?): (1 vaga)
AFS (?): (1 vaga)
RLL Honda: (2 vagas)
Michael Skank Lotus: (1 vaga)
Carpenter (?): Carpenter