Blog do Victor Martins
A várzea de rodas

A várzea de rodas, 4

SÃO PAULO | Aproveitando um comentário que foi feito neste agonizante blog — é que logo estamos em casa nova; desculpem o período em obras e ausência de posts —, é bom já dar alguns pitacos revelantes a respeito do assunto que já voltou à baila das mentes brilhantes do automobilismo nacional e que já […]

SÃO PAULO | Aproveitando um comentário que foi feito neste agonizante blog — é que logo estamos em casa nova; desculpem o período em obras e ausência de posts —, é bom já dar alguns pitacos revelantes a respeito do assunto que já voltou à baila das mentes brilhantes do automobilismo nacional e que já tem sido comentado aqui e ali.

É sobre aquela ideia, se é que podemos assim definir, de impedir os pilotos que correm numa determinada ‘emissora’ de participar de campeonatos da outra.

O assunto já vem sendo debatido há algumas semanas, e segundo pude saber, partiu de dentro da própria Vicar — apesar de que, ao longo deste post, é incompreensível entender a razão. Basicamente, voltaram a conversar com a Globo para que nenhum piloto que esteja envolvido com as categorias da casa, o que inclui o SporTV, esteja em um campeonato transmitido por uma concorrente, no caso Bandeirantes e RedeTV!.

A proposta não tem tom de proibição; vai do piloto. As consequências serão vistas na própria transmissão: caso o competidor que peitar tal determinação vencer ou for ao pódio nas corridas Globo/SporTV, não será mostrado tampouco entrevistado. Ou seja: afeta diretamente a exposição dos patrocinadores, e daí se compreende onde entra a guilhotina.

O que causa estranheza na conversa é que isso afeta diretamente o Brasileiro de Marcas, exibido pela RedeTV!, que é de organização e promoção da própria Vicar. Mentora ou não da ideia, por que a empresa teria interesse em esvaziar um torneio de sua alçada, hein?

Outro fato curioso: como a Copa Montana também passa na RedeTV!, um piloto da categoria de base não teria como correr na Stock Car e vice-versa, num fato mais extremo.

Ainda sobre a Globo, uma info de bastidor: pegou muito mal a decisão da direção de prova em suspender a corrida realizada em Brasília por causa da chuva, em suas voltas iniciais. A TV, que não faz muita questão em mostrar o campeonato, teve de alterar às pressas sua programação no ‘Esporte Espetacular’. A última corrida, no Velopark, só vai ser exibida porque se trata justamente da decisão do campeonato — que envolve Cacá Bueno, além de Max Wilson.

Creio que seja mais um capítulo para a linda novela do automobilismo brasileiro, ‘A várzea de rodas’.

Adendo: Falcon Last, o irmão de Maicon Fast, informa que o Brasileiro de Marcas deve integrar a programação do SporTV em 2012.

>> E me siga no Twitter: @vitonez.