Blog do Victor Martins
F-Indy

O passo a passo da morte

SÃO PAULO | É bem possível, e compreensivelmente, que ninguém no mundo deva ter relatado o que aconteceu em pista naquelas 12 voltas do oval de Las Vegas no último domingo, até porque a corrida deixou de existir para os fins estatísticos da Indy face o passamento de Dan Wheldon. Da mesma forma, compreender um […]

SÃO PAULO | É bem possível, e compreensivelmente, que ninguém no mundo deva ter relatado o que aconteceu em pista naquelas 12 voltas do oval de Las Vegas no último domingo, até porque a corrida deixou de existir para os fins estatísticos da Indy face o passamento de Dan Wheldon. Da mesma forma, compreender um acidente em que 15 carros são envolvidos e a maioria é destroçada em segundos não é tarefa para se fazer num estalar de dedos e com pressa. As muitas câmeras da transmissão evidentemente ajudam, mas o cenário de destruição foi tamanho que outros recursos, como fotos de agências e até mesmo dedução, têm de ser aplicados para minuciar os detalhes.

Mergulhei nas imagens para analisar a origem da morte daquele que foi o protagonista do fim de semana, inicialmente designado para uma tarefa com uma meta multimilionária e que acabou pagando o preço com sua vida por um conjunto de fatores que mais para frente deve ser amplamente debatido pela categoria e suas principais peças. O que se conclui é que o então 24º colocado da prova em Vegas morreu em virtude de um pequeníssimo choque entre o nono e o 11º.

Todo este trabalho, com frames, imagens e vídeos, está lá no Grande Prêmio. Creio que ajuda a explicar a morte que é ainda inexplicável para muitos.