Blog do Victor Martins
A várzea de rodas

A várzea de Rodas, capítulo x

SÃO PAULO | Reproduzo trecho do comunicado do inefável amigo e colega Márcio Fonseca, que está em Londrina, para acompanhar a etapa da Stock Car: A Stock Car ferve em Londrina: recentemente recapeada e sem o período de cura necessário, a pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna não resistiu ao calor de mais de 60 […]

SÃO PAULO | Reproduzo trecho do comunicado do inefável amigo e colega Márcio Fonseca, que está em Londrina, para acompanhar a etapa da Stock Car:

A Stock Car ferve em Londrina: recentemente recapeada e sem o período de cura necessário, a pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna não resistiu ao calor de mais de 60 graus no asfalto e começou a “derreter” durante a passagem dos carros nos primeiros treinos livres da 10ª etapa, a segunda dos playoffs decisivos. (…) “”Está esfarelando em quase todos os lugares, principalmente na parte final e na caixa d’água”, afirmou Xandinho Negrão.

A pista piorou tanto na segunda parte dos ensaios que produziu um resultado atípico, já que em geral ocorre o contrário, isto é, o asfalto ganha aderência e os tempos de volta caem à medida que os carros vão passando e as equipes avançam no acerto. (…)Em consequência da deterioração do asfalto, os pilotos se reuniram com os organizadores e as atividades do restante do dia foram suspensas até segunda ordem, enquanto se buscava uma solução do problema.

Ou seja: não há mais treinos por hoje. Ou seja: é mais uma história da várzea que é este automobilismo nacional. O bom é que dá pra transformar numa novelinha com altos agitos e curtição. Vai ter mais capítulos que ‘Redenção’.

Adendo: nota emitida pela Vicar pouco depois das 15h põe a culpa do asfalto solto na lomba da Federação Paranaense e da prefeitura de Londrina — e, desta vez, a categoria em si não tem culpa. Na íntegra:

Desde o ano passado que a Vicar Promoções Desportivas, organizadora e promotora da Stock Car, vem solicitando junto à Prefeitura Municipal de Londrina a realização das obras de adequação do asfalto às necessidades para a boa prática do automobilismo. Por isso, desde então, a Vicar fez tudo o que podia, inclusive utilizando de seu bom relacionamento com o prefeito, para que as obras fossem feitas da maneira mais correta e eficiente possível.

Com a promessa de que o trabalho seria feito adequadamente, e dentro do prazo para a realização da décima etapa da temporada 2011, o evento foi confirmado no calendário da categoria. A Vicar, reseitando as hierarquias, fez contato com a Federação Paranaense de Automobilismo e com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para que vistoriassem a obra, desde o início da intervenção até a homologação do circuito.

Após o início dos treinos no Autódromo Internacional Ayrton Senna o recapeamento em alguns trechos da pista começou a soltar, o que levou a direção de prova interromper as atividades. A decisão foi tomada para que a Prefeitura Municipal de Londrina, a Federação Paranaense de Automobilismo e a Confederação Brasileira de Automobilismo encontrasse uma solução para o problema.

Infelizmente, a organização, pilotos e chefes de equipe, e todos os profissionais envolvidos no evento, acabam prejudicados com isso, já que hoje a Stock Car encontra-se num alto nível de profissionalismo.