Blog do Victor Martins
F1

Os não campeões

SÃO PAULO | O Grande Prêmio vai fazer uma matéria mais aprofundada a respeito, mas os números  e os resultados acabam desmentindo por completo a declaração dada por Webber a respeito da vida de companheiro em uma equipe dominante, alfinetando e diminuindo a presença de Barrichello na Brawn em 2009. O australiano afirmou que se […]

SÃO PAULO | O Grande Prêmio vai fazer uma matéria mais aprofundada a respeito, mas os números  e os resultados acabam desmentindo por completo a declaração dada por Webber a respeito da vida de companheiro em uma equipe dominante, alfinetando e diminuindo a presença de Barrichello na Brawn em 2009. O australiano afirmou que se esforça, mas não consegue ainda ser campeão na Red Bull justamente por ter Vettel do outro lado da garagem e usou o exemplo do título de Button, em que “não teve competição” com o brasileiro há dois anos. A declaração foi dada ao jornal ‘The National’, dos Emirados Árabes, aqui.

Ainda que Barrichello e Webber não tenham, de fato, sido concorrentes à altura de seus companheiros, Markola acabou usando uma comparação infeliz: nas 12 primeiras provas de 2009, com a pontuação atual, Button somou 182,5 pontos contra 140 de Barrichello. Diferença, pois, de 42,5 pontos. A vantagem que Vettel leva para Webber com o mesmo número de corridas nesta temporada é mais do que o dobro, 92.

Webber fez mais pontos — conseguiu em todas as etapas de 2011, sendo que Barrichello abandonou duas vezes nas 12 corridas —, mas até agora não venceu. Em igual período, Rubens já havia subido no primeiro lugar do pódio em Valência, justamente a 12ª etapa. Até o fim da temporada 2009, Barrichello venceu mais uma vez, mas terminou em terceiro na classificação geral.

E aí eu pergunto aos caros leitores: numa comparação direta, quem é melhor: Webber ou Barrichello?